AGENDA / Quinta, 30 Setembro 2021 10:07

Festival Fala! debate jornalismo plural e independente

A segunda edição do evento acontece do dia 1 a 8 de outubro de forma online e gratuita; festival tem série de painéis e curso com a jornalista e professora Rosane Borges
 Texto:
 Redação I Imagem: Divulgação

festival Fala! 2021 vai debater comunicação e arte
Introdução:

A segunda edição do evento acontece do dia 1 a 8 de outubro de forma online e gratuita; festival tem série de painéis e curso com a jornalista e professora Rosane Borges
 Texto:
 Redação I Imagem: Divulgação

A segunda edição do FALA! - Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas debate o papel dos meios de comunicação como ferramenta na construção de uma democracia plena, além da importância da cultura, da identidade e da diversidade de linguagens na área. O FALA! é realizado em parceria com o Sesc São Paulo e terá transmissão ao vivo pelo Youtube, entre os dias 1º e 8 de outubro. 

Em sua programação, o festival contará com palestras e mesas de debates sobre jornalismo, comunicação e cultura popular. O encontro é uma iniciativa das mídias e sites de jornalismo livre: Alma Preta Jornalismo, Marco Zero, Ponte Jornalismo e 1Papo Reto.

“O Fala! é resultado da inquietação de profissionais da comunicação e do jornalismo que atuam em quatro projetos cujo fio condutor é o fazer jornalístico, tendo como norte a diversidade, o respeito aos direitos humanos e às múltiplas identidades que compõem o Brasil”, diz Rosenildo Gomes Ferreira, fundador e editor do portal 1Papo Reto, especializado em empreendedorismo, inovação e ESG (práticas de governança e desenvolvimento sustentável).

Leia mais: Semiótica Antirracista abre inscrições para curso sobre comunicação e sociedade

O jornalista acredita que a comunicação tem um papel fundamental nas relações sociais e econômicas do Brasil atual. Em 2022, com as eleições presidenciais, os profissionais de comunicação terão uma grande responsabilidade para garantir a visibilidade das causas sociais e dos dilemas que afligem a população periférica. Durante o festival serão debatidos temas que vão da poesia à economia.

“O festival conta com uma série de quatro oficinas, onde profissionais destacados em suas áreas de atuação vão discutir a transversalidade do jornalismo e das artes no fazer jornalístico”, comenta Ferreira.

O festival é aberto para o público em geral com interesse em democracia e liberdade de expressão, mas como na primeira edição, o foco também são os comunicadores periféricos, estudantes e jornalistas que atuam em redações independentes ou de veículos do mainstream.

A abertura do festival é sexta-feira, a partir das 19h, com Laércio Portela, editor e cofundador da Marco Zero Conteúdo, mediando a mesa sobre jornalismo e arte, com a participação das jornalistas Rosane Borges e Dominique Azevedo, além da cantora e pesquisadora Fabiana Cozza.

Entre os dias 5 e 8 de outubro, sempre às 19h, acontecerá o curso “Jornalismo, o mundo moderno e as novas formas de mediação” com a jornalista Rosane Borges, professora doutora da Escola de Comunicação e Artes da USP. A cada aula, Rosane vai receber dois convidados para tratar da pluralidade de vozes, as vivências de mulheres negras, dos povos indígenas e a arte como transformação social.

Confira a programação das mesas do Festival Fala!:

Mesa de abertura: "Como o jornalismo, arte e a cultura podem colaborar na reconstrução desse mundo moderno que se encontra em ruínas?"

Fala inaugural: Danilo dos Santos de Miranda (Diretor Sesc São Paulo)

Painel: Rosane Borges, Fabiana Cozza dos Santos e Donminique Azevedo (UNEB)

Mediação: Laercio Portela (Marco Zero Conteúdo)

Quando: 01/10 | 19h

Mesa 1: "Jornalismo e democracia: ou vai ou racha!"

Painel: Cristina Serra (Folha de São Paulo), Ana Paula (Canal Corpo Político) e Cecilia Olliveira (The Intercept, do RJ)

Mediação: Pedro Borges (Alma Preta Jornalismo)

Quando: 02/10 | 10h

Mesa 2: "Jornalismo influencer: resistência narrativa nas redes"

Painel: Samela Awiá (APIB), Martihene Keila de Oliveira (Sargento Perifa, de PE) e Xico Sá (El País)

Mediação:Raull Santiago (PerifaConnection, do RJ) 

Quando: 02/10 | 15h

Mesa 3: "Quem vai financiar o jornalismo independente o Brasil"

Painel: Daniele Moura (Jornal Maré Notícias, do RJ), Elaine Silva (Alma Preta Jornalismo) e Rogério Christofoletti (UFSC)

Mediação: Rosenildo Ferreira (1PapoReto)

Quando: 03/10 | 10h

Mesa 4: "Diálogos Sul-Sul"

Painel: Alejandro Valdéz (El Surty, do Paraguai), Alecsandra Matias de Oliveira (ECA-USP) e Cesar Batiz (El Pitazo e Poderopedia, da Venezuela)

Mediação: Jessica Tamyres dos Santos (Ponte Jornalismo)

Quando: 03/10 | 15h

 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS