AGENDA / Quarta, 21 Julho 2021 12:42

Curso ‘Racismo e Mídia no Brasil’ abre inscrições para 8ª edição

O objetivo é fornecer, de maneira introdutória, conteúdo teórico-metodológico para a análise de discursos midiáticos a partir de uma perspectiva antirracista

Texto: Redação | Imagem: Elly Brian/Unsplash

 

Introdução:

O objetivo é fornecer, de maneira introdutória, conteúdo teórico-metodológico para a análise de discursos midiáticos a partir de uma perspectiva antirracista

Texto: Redação | Imagem: Elly Brian/Unsplash

 

O curso ‘Racismo e Mídia no Brasil: Uma abordagem sobre semiótica’ abre inscrições para sua oitava edição, que acontecerá nos dias 24 e 25 de Julho, das 16h às 18h, em uma plataforma de reunião on-line. A inscrição no valor de R$50 compreende dois dias de atividades com emissão de certificado de 4 horas. 

O debate sobre racismo ganhou um novo fôlego, a partir da difusão discursiva nas redes sociais, no Brasil e no mundo. Pautas historicamente reivindicadas pelo movimento negro têm se fortalecido e ganham espaço nas preocupações do segmento corporativo, além dos veículos de comunicação e nas narrativas da contemporaneidade. 

 

Nesse sentido, o encontro busca contribuir para o aprofundamento de uma visão crítica e coletiva sobre a relação entre violência racial e o sistema de produção simbólico. O objetivo é tensionar as práticas de produção e consumo da mídia no Brasil. 

A abordagem do curso tem como estratégia apresentar instrumentos teórico-metodológico, a partir das principais teorias semióticas e antirracistas, para a análise de discursos midiáticos. 

A Plataforma Semiótica Antirracista é uma iniciativa de jornalistas e doutorandos de Pós Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bruna Rocha e Cássio Santana. 

Leia mais: Curso usa rap nacional para ensinar educação financeira

photo1624898898

SERVIÇO 

Minicurso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica 

Quando? 24 e 25, das 16h às 18h.

Onde? Plataforma virtual de reunião on-line a ser divulgada para os inscritos Investimento: R$50  

PROGRAMAÇÃO

Dia  24/07 – Aula expositiva: Apresentação dos conceitos fundamentais para a reflexão sobre o racismo midiático, desde uma perspectiva semiótica. 

Dia 25/07 – Aula metodológica: Apresentação de categorias, operadores teórico-metodológicos e estratégias de análise de conteúdos midiáticos.

 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS