AGENDA / Quarta, 03 Março 2021 17:15

Professor nigeriano cria método de ensino da língua yorùbá para o português

Instituto criado por Damilare Falade ministra aulas online que estimulam o ensino e o resgate da cultura tradicional do continente africano

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

yorùbá
Introdução:

Instituto criado por Damilare Falade ministra aulas online que estimulam o ensino e o resgate da cultura tradicional do continente africano

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

O idioma yorùbá é falado por mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo. Das línguas africanas é a mais estudada, por ser tonal, ou seja, uma mesma palavra pode assumir diferentes significados, dependendo da entonação de suas sílabas. Há quem acredite, no entanto, que é uma língua bastante difícil de aprender.

O professor Damilare Falade desenvolveu um método exclusivo de ensino do Yorùbá na língua portuguesa falada no Brasil. O processo de aprendizado é facilitado nos cursos de Linguística Yorùbá e intensivo de Ìtàn, oferecidos pelo Instituto Ẹ̀KỌ́. O curso de linguística é destinado a quem deseja adquirir algum conhecimento da língua yorùbá tradicional, desenvolvendo as quatro habilidades: escuta, fala, leitura e escrita. Já o curso Intensivo de Ìtán aborda a parte cosmológica da cultura, baseado na crença, pensamento e espiritualidade yorùbá.

As aulas são ministradas online e todos os alunos têm acesso à material de apoio em formato audiovisual em plataforma digital exclusiva. Ambos os cursos possuem carga horária total de 36 horas por módulo com emissão de certificados. As turmas são ministradas pela plataforma Zoom às terças e quintas-feiras, às 19h, respectivamente.

“Ẹ̀KỌ́ significa o processo de adquirir entendimento em todos os sentidos, e este é o objetivo do método de ensino criado pelo professor. Sua intenção é construir e nutrir uma comunidade diretamente ligada à cultura Yorùbá no Brasil, estimulando o aprendizado completo, integrativo e interdisciplinar”, diz comunicado do instituto.

Damilare Falade nasceu na Nigéria e é formado em Letras: Portugês-Frânces pela Universidade Federal Obafemi Awolowo. Na cidade de Salvador, na Bahia, é professor de idiomas há seis anos.

Serviço:

Curso Regular de Linguística Yorùbá e Curso Intensivo de Ìtàn

Matrículas abertas até o dia 5 de março

Para mais informações, acesse o site do Instituto Ẹ̀KỌ́ ou envie uma mensagem via WhatsApp para (71) 99954-4096.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg