ÁFRICA & DIáSPORA / Quarta, 13 Janeiro 2021 15:06

União Africana deve anunciar quase 300 milhões de doses da vacina contra Covid-19

O anuncio está previsto para esta quarta-feira(13), e será feito por Cyril Ramaphosa, presidente sul-africano que também é presidente do bloco; o continente ultrapassou os três milhões de casos

Texto / Flávia Ribeiro | Edição / Lenne Ferreira | Imagem / Nataliya Vaitkevich / Pexels

Cerca de 300 milhões de doses da vacina contra Covid-19, o novo coronavírus, serão garantidas pela União Africana (UA). O anúncio deve ser feito ainda hoje, 13, pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que também preside a UA. A informação partiu de Nicaise Ndembi, Conselheira Científica dos Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças, em entrevista à Associated Press.

Ndembi informou que as doses serão garantidas independentemente do esforço global do mecanismo COVAX, que visa distribuir vacinas Covid-19 para países mais pobres. A expectativa é de que as doses cheguem até o fim do primeiro trimestre.

O continente africano ultrapassa os três milhões de casos. A pior situação é na África do Sul, que contabiliza cerca de 40% dos registros. Uma variante de rápida propagação do coronavírus tem sido responsável pela ampliação do contágio.

A conselheira Ndembi ainda afirmou que são esperadas 600 milhões de doses pelo mecanismo COVAX. A Africa Centres for Disease Control (CDC da África) estima serem necessárias cerca de 1,5 mil milhão de doses, duas doses por pessoa. Ela também advertiu que há o risco de o vírus se tornar endémico em partes do continente africano, caso a vacinação demore a acontecer.

Dados – A contagem disponibilizada no site da CDC da África informa que continente africano contabiliza 3,1 milhões de casos de coronavírus e mais de 74 mil mortes ocasionadas pela pandemia. A África do Sul é o pais mais atingido, com 1,3 milhões de casos e 34,3 mil mortes.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg