ÁFRICA & DIáSPORA / Segunda, 25 Fevereiro 2019 06:07

Há 151 anos nascia William E. B. DuBois, ícone mundial do movimento pelos direitos civis

Estadunidense marcou sua obra nas discussões acerca do colonialismo, alienação e a opressão sofrida pelos povos africanos, seja em seu continente, seja como afrodescendentes

Texto / Simone Freire
Imagem / Herndon Foundation

Intelectual e ativista afro-americano estadunidense, o sociólogo William Edward Burghardt Du Bois (W.E.B. DuBois) marcou a luta em defesa do pan-africanismo no mundo.

Nascido em 23 de fevereiro de 1868, no interior do estado de Massachusetts, há exatos 151 anos, sua contribuição continua viva até hoje em diversas obras influenciando pensadores contemporâneos, entre eles, Angela Davis.

DuBois transitou entre grandes universidade dos Estados Unidos como Harvard, Atlanta e Ohio. Ao longo de sua vida publicou mais de 20 livros, entre novelas, poesias e textos acadêmicos. Debateu sobre o colonialismo, alienação e a opressão sofrida pelos povos africanos, seja em seu continente, seja como afrodescendentes.

Na vida política foi o principal fundador, em 1905, do Movimento Niagara, uma organização de direitos políticos dos negros. Combateu abertamente questões como linchamentos, discriminação e exploração colonial, além de ter sido um líder mundial do movimento pan-africano da época defendendo que todos os descendentes de africanos têm interesses comuns e devem lutar em conjunto por sua liberdade.

O sociólogo esteve à frente da organização dos quatro congressos do Modern Pan-African Movement (1919, 1921, 1923, 1927). À pedido de Kwame Nkrumah (líder político africano e presidente de Gana entre 1960-1966), e desiludido com os Estados Unidos, mudou-se para o Gana em 1961, tendo adotado a respetiva nacionalidade em 1963. Lá faleceu pouco tempo depois, em 27 de agosto de 1963.

Entre suas principais obras estão: The Philadelphia Negro - a social study (1899); The Souls of Black Folks (1903); Black Reconstruction: An Essay Toward a History of the PartWich Black Folk Played in the Attempt to Reconstruct Democracy in America,1860-1880 (1935); Dusk of Dawn: An Essay Toward an Autobiography of aRace Concept (1940); The Autobiography of W. E. B. Du Bois: A Soliloquy onViewing My Life From the Last Decade (1968).

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg