ÁFRICA & DIáSPORA / Quarta, 23 Dezembro 2020 14:24

Grupo congolês Jupiter & Okwess lança EP ‘Bolingo’ com vigoroso rock transcendental

Com performance ao vivo tão incendiárias quanto os concertos de Jimi Hendrix, o grupo do Congo já entrou na playlist oficial do ex-presidente americano Barack Obama

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Divulgação

O cantor de rock congolês Jupiter Bokondji e a sua lendária banda Okwess gravaram a música “Bolingo Ça Va Saravá”, uma parceria com o cantor carioca Rogê e produção do Mario Caldato e Francois Gouverneur. A música faz parte do EP Bolingo, com outras quatro faixas, lançado no início de dezembro.

O conjunto Jupiter & Okwess começou a carreira em 1990. O estouro do grupo aconteceu em 2017 com o lançamento do segundo álbum Kin Sonic, classificado como o 9º álbum do ano pelo jornal The New York Times. O disco entrou até na playlist do ex-presidente americano Barack Obama.

O rock do grupo é fortemente influenciado pela cultura transcendental do Congo, acrescido de experimentações criativas na mistura de guitarras, baixo, bateria com percussão e maracas.

Com Rogê, o grupo fez uma aproximação com o samba e outros ritmos de raízes afro-brasileiras. “Eu gosto das misturas. Acho saudável. Essa mistura é muito rica. O som do Jupiter & Okwess é universal. Quanto mais raiz você é, mais universal se torna. Ao vivo eles têm uma força visceral incrível”, diz o brasileiro, que conheceu a banda em um show na cidade de Los Angeles (EUA).

“Foi um dos maiores shows que vi aqui. É um ritual, eles têm uma identidade própria. É maravilhoso”, acrescenta o músico, comparando a energia da banda no palco aos clássicos concertos do lendário guitarrista Jimi Hendrix.

 O EP que acaba de ser lançado tem participação dos metais da banda Preservation Hall Jazz Band na faixa “Abalagele Gale”, gravada em New Orleans. A cantora americana Maiya Sykes participa da faixa “Bakunda Ulu”, que busca uma integração entre a África e a soul music.

Jupiter diz que o amor é o fio condutor de toda a música porque os bens e o dinheiro não são capazes de ensinar nada sobre a vida, mas o amor sim. O EP do grupo de rock congolês foi gravado por Gravado Mario Caldato Jr, produtor de nomes como Beastie Boys, Seu Jorge e Marcelo D2. Para 2021, o grupo congolês prepara um novo álbum.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg