Diretor de ''Os Donos da Rua'', John Singleton morre aos 51 anos

Cineasta foi o primeiro homem negro, e o mais jovem, a ser indicado ao Oscar, em 1992

Texto / Simone Freire
Imagem / mptvimages.com

Vítima de um acidente vascular, o cineasta John Singleton morreu nesta segunda-feira (29). O cineasta entrou para a história da cinematografia estadunidense ao ser o primeiro homem negro, e o mais jovem, a ser indicado ao Oscar no ano de 1992 por escrever o roteiro e dirigir, aos 22 anos, o filme "Boyz n the Hood" (Os Donos da Rua).

O longa metragem tumultuou a crítica cinematográfica na época por trazer um contexto de realidade até então negligenciado pela academia. Ambientalizado em um bairro de Los Angeles (EUA), o filme aborda o contexto de gangues violentas e a repressão policial contra os negros.

O elenco do filme contou com Angela Bassett, Laurence Fishburne, Cuba Gooding Jr e o rapper Ice Cube, este último em seu primeiro papel no cinema. Embora indicado, Singleton não levou nenhuma estatueta para casa.

Ao longo da carreira, o cineasta também esteve à frente dos filmes "+ Velozes + Furiosos" (2003), seu maior sucesso comercial, um remake de "Shaft" (2000) e "Quatro irmãos" (2005), entre outros.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos  equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Acesse aqui nosso Catarse

Image

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS