ÁFRICA & DIáSPORA / Terça, 15 Dezembro 2020 12:09

Chefe de governo de última monarquia da África morre de Covid-19

Primeiro ministro de Eswatini, antiga Suazilândia, tinha 52 anos e estava internado em um hospital da África do Sul desde 1º de dezembro

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Kacper Pempel

Ambrose Dlamini, primeiro ministro de Eswatini, a última monarquia da África, morreu vítima da Covid-19 em um hospital da África do Sul no domingo (13). O premiê tinha 52 anos e ficou internado mais de duas semanas após testar positivo para o novo coronavírus.

A informação da morte foi confirmada pelo governo de Eswatini, país chamado anteriormente como Suazilândia.

“Sua Majestade me pediu para informar à nação a triste e prematura morte do primeiro-ministro enquanto recebia tratamento em um hospital da África do Sul”, anunciou o vice-primeiro-ministro Themba Masuku.

Segundo informações do UOL, o chefe de governo afirmou ter contraído o vírus em 15 de novembro e, por estar assintomático, optou por trabalhar de casa. Segundo seu vice, para acelerar a recuperação, os médicos decidiram transferi-lo para um hospital sul-africano em 1º de dezembro.

Eswatini possui uma população de 1,2 milhão de habitantes e registra mais de 6.700 casos de Covid-19, com 127 mortes. Dlamini foi nomeado primeiro-ministro em outubro de 2018 e tinha um papel muito limitado no país, onde o rei nomeia os ministros.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg