ÁFRICA & DIáSPORA / Quarta, 13 Janeiro 2021 16:10

Cabo Verde anuncia calendário das eleições legislativas e presidenciais

Notícia foi divulgada pelo atual presidente Carlos Fonseca em declaração oficial; país fez a transição de república popular para democracia partidária em 1991 

Texto: Redação I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Reprodução/Notícias ao minuto

A costa ocidental do continente africano, mais precisamente Cabo Verde, receberá novas eleições legislativas e presidenciais ainda neste ano. O anúncio foi feito em declaração oficial do atual Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, nesta terça-feira (12).

O exercício da democracia no país ficou dividido em duas datas, uma a cada semestre. Para vagas no legislativo, as eleições ficaram marcadas para o dia 18 de Abril. Já a votação para eleger o próximo presidente do país ficou para o dia 17 de Outubro. 

O atual chefe de estado ainda explicou o porquê da escolha das datas aos cabo-verdianos. Tendo março de 2016 como a última data de eleições dentro do país, Jorge Carlos Fonseca afirma que decidiu permitir estender as eleições para permitir mais semanas de espera sobre o retorno dos cidadãos da nação que se encontram no exterior.

Também pautado pela insegurança sobre os novos passos da pandemia pela COVID-19, Carlos Fonseca, segundo informações apuradas pelo Jornal de Angola, ainda reiterou não ter datas ideias para a definição do novo panorama de representantes políticos, mas que a decisão foi influenciada por uma reunião com o Conselho da República e ‘as vozes da diáspora’. 

Nas últimas eleições, o atual chefe de estado ocupou o segundo mandato com 74% de intenções de voto. Para a próxima eleição, ele não poderá tentar reeleição, pelas diretrizes políticas que regem o país.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg