ÁFRICA & DIáSPORA / Quinta, 04 Fevereiro 2021 15:35

Após deixar Brasil, Ford anuncia investimento de 1 bilhão de dólares na África do Sul

Montadora, que fechou suas fábricas no território brasileiro, possui uma capacidade de fabricação de 168 mil veículos no país sul-africano e pretende ampliá-la para 200 mil

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Foto de Julissa Helmuth no Pexels

Pouco depois de informar publicamente que deixará de fabricar veículos no Brasil, a montadora norte-americana Ford anunciou nesta semana que vai investir US$ 1 bilhão em operações de produção na África do Sul. O dinheiro será usado para a ampliação da fabricação da picape Ranger.

Atualmente, a montadora possui uma capacidade de fabricação de 168 mil veículos no país sul-africano e pretende ampliá-la para 200 mil. "É o maior investimento nos 97 anos da Ford na África do Sul e um dos maiores já realizados na indústria automotiva local", disse a diretora de operações Andrea Cavallaro, do grupo de mercados internacionais da montadora.

De acordo com informações da Agência Reuters, o investimento anunciado pela Ford reforça o grupo de montadoras globais que buscam ampliar a produção no continente africano - formado também pela Volkswagen, Toyota e Nissan.

No caso da Ford, aproximadamente um terço de sua produção local é vendida na África do Sul e outros mercados da África Subsaariana.

Ainda segundo a Reuters, o país sul-africano possui ambições para o setor automotivo e quer inseri-lo no centro de sua estratégia de recuperação econômica e de redução do desemprego. A meta é mais do que dobrar a produção anual da indústria automotiva para 1,4 milhão de veículos até 2035 e elevar a participação de autopeças nacionais em 21%.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg