ÁFRICA & DIáSPORA / Quinta, 21 Janeiro 2021 13:21

Representatividade racial no governo Biden atende reivindicações dos movimentos negros

Fazendo história com a primeira vice-presidente negra na política norte-americana, o governo Biden-Harris é marcado por diversidade

 Texto: Roberta Camargo | Edição: Lenne Ferreira | Imagem: AUL LOEP/AFP

Como a primeira vice-presidente negra da história, Kamala Harris tomou posse ontem, depois de juramento realizado pela juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor. A senadora de de 55 anos faz parte da composição de uma equipe governamental marcada pela representavidade de "minorias" que parece uma estratégia para unir a nação levando em consideração a sua diversidade.

 

A equipe de governo de Joe Biden tem nos principais cargos nomes que já atuaram durante o o mandato de Bill Clinton e de Barack Obama. Com foco no Meio Ambiente e nas questões raciais, o Partido Democrata já sinalizou os temas como prioridade. Entre os membros da nova equipe, é possível destacar integrantes negros na representação da ONU e nas pastas de Defesa, Saúde e Desenvolvimento Urbano.

A aproximação com a pauta racial do Governo Biden vem como uma forma de responder às manifestações recentes nos EUA, intensificadas com o caso de George Floyd, que morreu asfixiado por um policial militar no ano passado. Ao longo de toda campanha, o presidente recebeu o apoio de movimentos negros do país inteiro, o que foi decisivo para a sua vitória. Resta, agora, saber se o Governo cumprirá as promessas de do período eleitoral e se os nomes escolhidos conseguirão manter a pauta racial como prioridade. O certo é que, quando uma grande potência como os EUA, muda a forma de fazer política, o resto do mundo também se influencia.

Conheça os nomes

IcarolynImagem: Carolyn Kaster


Linda Thomas-Greenfield é embaixadora dos EUA na ONU. Com 35 anos de experiência, Thomas atuou com o governo de Barack Obama, tratando sobre Assuntos Africanos.

 

llyodImagem: Wikimedia Commons


O posto de secretário da Defesa é ocupada pelo general Lloyd Austin, que atua há 40 anos como militar. Além disso, Austin chefiou operações dos EUA no Oriente Médio durante a gestão de Barack Obama.

marcia 01Imagem: Tom Williams

A deputada de Ohio, Marcia Fudge, é secretária de Moradia e Desenvolvimento do governo Biden-Harris. A expectativa nos bastidores do governo era de que Fudge ficasse responsável pela pasta da Agricultura, mas ela se mantém cuidando dos assuntos de estrutura.

 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS