fbpx

Texto: Semayat Oliveira / Foto: Cassimano / Edição de Imagem: Pedro Borges

3° edição do Festival Percurso conta com nomes de sucesso na música nacional

O Festival Percurso acontece dia 23 de julho, das 9h às 23h, no Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo. Realizado pelo Banco Comunitário União Sampaio, é um dos maiores eventos culturais das periferias de São Paulo, além de ser idealizado e organizado por articuladores que moram no mesmo território onde atuam. O principal objetivo é evidenciar a cultura periférica, de povos tradicionais e dialogar com a sociedade sobre a economia solidária.

A programação traz muita música, do reggae ao rap, oficinas de diferentes linguagens, lançamento de livros e outras atividades gratuitas. Entre as atrações musicais confirmadas está BaianaSystem, Flora Matos, Rico Dalasam, Camila Brasil, Amanda NegraSim, Coral Guarani, Maracatu Baque&Atitude, discotecagem com Eduardo Brechó, integrante da Banda Aláfia, e Zinho Trindade. No campo das artes literárias, haverá batalha de MCs, o Encontro de Mestr@s e Sarau da Cooperifa.

Divulgação Festival Percurso, 2ª edição | Crédito: Cassimano
“Durante o evento, faremos o lançamento do livro ‘Redes Periféricas – Juventude, Mulheres e Arranjos Culturais’, que conta a experiência de economia solidária aplicada no Campo Limpo pelo banco comunitário e a vitoriosa história do grupo feminista União Popular das Mulheres, que trabalha na periferia paulistana há mais de 30 anos pelo empoderamento e a emancipação das mulheres”, disse Neide Abati, Fundadora da União Popular de Mulheres, criadora do Festival Percurso e uma das criadoras do banco.

Outra obra literária também será lançada no festival. “Nua e Crua” é o novo livro de Mel Duarte, poeta que integra o coletivo Poetas Ambulantes. Ela é conhecida por destacar em sua escrita o racismo, a busca pela equidade de gênero, aspectos políticos, o fortalecimento da autoestima e o combate à violência contra a mulher.

Com entrada gratuita, o Festival Percurso criou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a custear o evento. Conheça melhor o projeto e contribua clicando aqui.

Festival Percurso 2016

Local: Praça do Campo Limpo, Rua Aroldo de Azevedo n 100

Data: 23/07, das 9h às 23h

Evento no Facebook

Quanto: Contribua com o Festival Percurso no CATARSE!

Sobre o Banco Comunitário União Sampaio

São serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços, além de mais acessíveis, sejam um instrumento de organização e estímulo ao desenvolvimento local.  A atuação do banco é formulada a partir de linhas de crédito produtivo e de consumo, levando em consideração critérios de análise que contemplem a realidade da região.  O objetivo é, também, fomentar, fortalecer e criar novas formas de organização para possibilitar a sustentabilidade e autoprodução das ações culturais e a difusão da cultura popular. Desse modo, a principal ação é estabelecer novas relações de produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais e contribuir com o desenvolvimento da economia criativa local, tendo como campo de atuação as regiões do Campo Limpo, Capão Redondo e adjacências.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com