Texto: Divulgação / Edição de Imagem: Pedro Borges

Os temas abordados serão Poíticas Públicas, Legislação, Religião de Matrizes Africanas, Migração, Educação, entre outros assuntos

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) realiza, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo o curso: “Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a Década Internacional dos Afrodescendentes”. Serão nove encontros entre os dias 5 de julho e 2 de agosto.

O curso faz parte de uma programação especial em homenagem ao lançamento da Década Internacional de Afrodescendentes na Cidade de São Paulo, proclamada pela Assembléia Geral da ONU durante o período de 2015 e 2024. Ao final,  os participantes recebem um certificado de participação.

Além do curso, a SMPIR promove, ao longo do mês, o lançamento de iniciativas para o público presente: a 3ª edição do Fórum SP Diverso; o livro “O que você sabe sobre a África?”; a obra “Ações Afirmativas nos Serviços Públicos no Município de São Paulo” e o lançamento da Associação dos Afroempreendedores.

Para o Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Mauricio Pestana, o período é uma oportunidade para ampliarmos o debate sobre a questão racial no Brasil. “A cidade de São Paulo é a região com o maior número de afrodescendentes no país. São quatro milhões de pessoas que se autodeclaram negras no município, o que nos dá uma responsabilidade de estar constantemente debatendo o problema e criando soluções no combate ao racismo”

As inscrições para o curso são gratuitas e terão início a partir do dia 28 do junho. Vagas limitadas.

Clique aqui e confira a programação completa.

Palestrantes confirmados:

  • Profa Dra Matilde Ribeiro – UNILAB
  • Prof. Dr. Marcelo Paixão – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Prof. Dr. Dennis de Oliveira – Escola de Comunicação e Artes – USP (Universidade de São Paulo)
  • Zulú Araujo – Fundação Pedro Calmon – Governo da Bahia
  • Prof. Dr. José Vicente – UniPalmares
  • Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier – UNESP (Universidade Estadual de São Paulo)
  • Profa Dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos)
  • Prof. Dr. Hédio Silva Junior – UniPalmares e CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)
  • Dra Cleide Vitorino

Serviço

Curso “Políticas de Promoção da Igualdade Racial”

05 de julho a 02 de agosto

Carga Horária: 30 horas/aula

Vagas limitadas

Público Alvo: Alunos, professores, funcionários públicos e sociedade civil

Inscrições: a partir de 28/06 (até o preenchimento das vagas)

Informações: www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento

Sobre a Década Internacional de Afrodescendentes

A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237), cujo tema para há essa Década é “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. A Década trás uma oportunidade para se reconhecer a contribuição significativa feita pelos afro-descendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, e qualquer tipo de intolerância.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos