fbpx

Texto: Divulgação / Edição de Imagem: Pedro Borges

Os temas abordados serão Poíticas Públicas, Legislação, Religião de Matrizes Africanas, Migração, Educação, entre outros assuntos

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) realiza, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo o curso: “Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a Década Internacional dos Afrodescendentes”. Serão nove encontros entre os dias 5 de julho e 2 de agosto.

O curso faz parte de uma programação especial em homenagem ao lançamento da Década Internacional de Afrodescendentes na Cidade de São Paulo, proclamada pela Assembléia Geral da ONU durante o período de 2015 e 2024. Ao final,  os participantes recebem um certificado de participação.

Além do curso, a SMPIR promove, ao longo do mês, o lançamento de iniciativas para o público presente: a 3ª edição do Fórum SP Diverso; o livro “O que você sabe sobre a África?”; a obra “Ações Afirmativas nos Serviços Públicos no Município de São Paulo” e o lançamento da Associação dos Afroempreendedores.

Para o Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Mauricio Pestana, o período é uma oportunidade para ampliarmos o debate sobre a questão racial no Brasil. “A cidade de São Paulo é a região com o maior número de afrodescendentes no país. São quatro milhões de pessoas que se autodeclaram negras no município, o que nos dá uma responsabilidade de estar constantemente debatendo o problema e criando soluções no combate ao racismo”

As inscrições para o curso são gratuitas e terão início a partir do dia 28 do junho. Vagas limitadas.

Clique aqui e confira a programação completa.

Palestrantes confirmados:

  • Profa Dra Matilde Ribeiro – UNILAB
  • Prof. Dr. Marcelo Paixão – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Prof. Dr. Dennis de Oliveira – Escola de Comunicação e Artes – USP (Universidade de São Paulo)
  • Zulú Araujo – Fundação Pedro Calmon – Governo da Bahia
  • Prof. Dr. José Vicente – UniPalmares
  • Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier – UNESP (Universidade Estadual de São Paulo)
  • Profa Dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos)
  • Prof. Dr. Hédio Silva Junior – UniPalmares e CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)
  • Dra Cleide Vitorino

Serviço

Curso “Políticas de Promoção da Igualdade Racial”

05 de julho a 02 de agosto

Carga Horária: 30 horas/aula

Vagas limitadas

Público Alvo: Alunos, professores, funcionários públicos e sociedade civil

Inscrições: a partir de 28/06 (até o preenchimento das vagas)

Informações: www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento

Sobre a Década Internacional de Afrodescendentes

A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237), cujo tema para há essa Década é “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. A Década trás uma oportunidade para se reconhecer a contribuição significativa feita pelos afro-descendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, e qualquer tipo de intolerância.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com