QUEM SOMOS

 

A Alma Preta é uma agência de jornalismo especializada na temática racial. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

A história da agência começou em 2015 como um coletivo de universitários e comunicadores negros, que perceberam desde jovens a necessidade de produzir pautas antirracistas no Brasil. Desde então, ganhamos notoriedade entre os veículos de comunicação e assumimos um caráter político na produção de nossos conteúdos editoriais por acreditarmos que nosso trabalho tem o dever de informar, visibilizar e potencializar a voz da população negra.

Em nosso site e redes sociais você encontra reportagens, análises, coberturas de eventos, artigos opinativos e demais conteúdos jornalísticos em formato textual e audiovisual.

Missão

Nossa missão é informar a sociedade a partir da perspectiva racial negra e periférica, e responder aos anseios desse público com notícias multimídia. Nós assumimos o caráter político de valorização do conhecimento e da cultura negra, assim como a tarefa de exigir direitos e questionar o Estado em todas as dimensões da vida cotidiana.

Visão

Existimos para informar a sociedade de maneira objetiva e apresentar a possibilidade de uma sociedade menos violenta e desigual.

Valores

Realizamos uma cobertura objetiva e técnica da realidade com cuidado especial para as desigualdades de raça, gênero, sexualidade, classe, território. A partir do jornalismo de qualidade, apresentamos para a comunidade negra e não negra um olhar sobre a realidade mais fidedigna ao cotidiano da maioria da população.

EQUIPE
Pedro Borges
Pedro BorgesCo-fundador e editor-chefe
Formado em jornalismo pela UNESP, compõe a Rede de Jornalistas das Periferias e a Coalizão Negra por Direitos. A cobertura do racismo é sua contribuição para a construção de um país mais plural e democrático.
Elaine Silva
Elaine SilvaSócia, diretora adm-financeiro
Responsável pela gestão, controle contábil e planejamento estratégico, suas formações são em Administração e Gestão Financeira pela UNIP e Anhembi Morumbi.
Vinícius de Araujo
Vinícius de AraujoCoordenador de comunicação e cofundador
Co-fundador da Alma Preta, é formado em design pela UNESP. Produz pesquisas no campo da arte com foco em fotografia e é fundador da Bispo Lab, coletivo que faz estudos sobre o negro nas artes e no design.
Marina Nascimento
Marina NascimentoCoordenadora de projetos
Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela USP dissertando sobre implementação de políticas de promoção de equidade racial. Já atuou com monitoramento e avaliação, facilitação de grupo e desenho estratégico.
Nataly Simões
Nataly SimõesEditora
Jornalista de formação, acredita no poder de transformação social da comunicação antirracista.
Lenne  Ferreira
Lenne FerreiraEditora
Jornalista e fundadora do coletivo de jornalismo independente nordestino Afoitas. Natural do Recife e filha de Luciana, sua vivência veio das ruas e linhas dos Racionais MC’s, perto do mar e do mato seu coração respira feliz.
Adriano Smoke
Adriano SmokeDesenvolvedor/TI
Integrante da Cultura Hip Hop desde 2006 e idealizador do dnaurbano.com.br, atua como desenvolvedor web, videomaker e oficineiro de fotografia e Graffiti em projetos sociais nas periferias do Espírito Santo.
Roberta Camargo
Roberta CamargoRepórter
Jornalista apaixonada pela profissão e por todas as conexões que a comunicação possibilita. Com experiência com TV e podcasts, encontrou na internet um espaço amplo para a produção de conteúdo.
Gabriela Delgado
Gabriela DelgadoAssistente de Marketing
Comunicóloga e publicitária formada pela UNB, adora conversar longas horas sobre assuntos simples ou complexos. Acredita na democratização da comunicação como um dos pilares para a revolução.
Victor Lacerda
Victor LacerdaRepórter
Nascido no Recife, é formado em jornalismo pela UNICAP. Lutar pelos direitos da população negra, LGBTQIA+, de terreiro e nordestina é seu objetivo.
Juca Guimarães
Juca GuimarãesRepórter
Criado no Capão Redondo e jornalista desde 1999, trabalhou na Folha de S.Paulo, TV Gazeta, Diário de S.Paulo, UOL, Agora S.Paulo, Brasil de Fato, Ponte Jornalismo, Repórter Brasil, entre outros. Em 2009, ganhou o prêmio Folha de Jornalismo.
Adrielle Coutinho
Adrielle CoutinhoSocial Media
Jornalista formada pela UFRB, acredita no poder da comunicação para impactar de forma profunda em novos contextos através de boas histórias, da verdade e de uma relevante análise de resultados.
Yago Rodrigues
Yago RodriguesCoordenador Audiovisual
Videomaker e Motion Designer nascido no Rio de Janeiro, atua na área cinematográfica, jornalística e publicitária. Acredita que a comunicação é a arma mais poderosa para a transformação, pois ela é a ponte para a informação.
Carla Pacheco
Carla PachecoAssistente adm-financeiro
Curitibana, amante do frio e do café, gosta de enfrentar desafios e está sempre em busca de novas e melhores maneiras de fazer as tarefas rotineiras.
Dora Lia
Dora LiaDesigner
Ilustradora e designer gráfico pela Universidade São Judas, integrante do coletivo Pretas Illustram e diretora de comunicação da Escola de samba Camisa Verde e Branco. Acredita que o design é a ponte que liga o mundo racional das empresas com o mundo emocional e intuitivo das pessoas com mais possibilidades de conexões.
Giovanne Ramos
Giovanne RamosSocial Media
Estudante de jornalismo na UNESP, apaixonado pelas diversas facetas da comunicação e as maravilhas que ela pode exercer quando feita com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.
Mariana Garcia
Mariana GarciaAdvogada
Proprietária da Santos da Silva Advocacia, nascida e criada em Diadema, atua em direito empresarial e contratos, apoia movimentos sociais em defesa dos direitos humanos e é professora de Direito Constitucional em Penitenciárias e Escolas Públicas.
Alex Assis
Alex AssisRoteirista
Publicitário, produtor audiovisual, marqueteiro, e antes de tudo artista e agente político. "Ser múltiplo, diverso e plural é compreender suas bagagens, confiar nas suas competências, e afirmar que você broca, pai!"
Caroline Nunes
Caroline NunesRepórter
Jornalista apaixonada pela trajetória de povos tradicionais, acredita no poder de transformação do pensamento crítico por meio da comunicação social. Já atuou em pesquisa acadêmica sobre comunidades quilombolas.
Débora Oliveira
Débora OliveiraVideomaker
Videomaker e realizadora audiovisual, com experiência em produção de programas televisivos, radiofônicos e documentários audiovisuais. Compõe o Coletivo Obirin e o Movimento Negro Evangélico em Pernambuco.
Patrick Silva
Patrick SilvaAssistente de projetos
Nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, possui experiência comercial e tem o propósito de expandir a rede Black Adnetwork.
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image