fbpx

Criado em 2015 por um grupo de jovens comunicadores da UNESP, o Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.


Nosso dever não é apenas informar, mas também produzir conteúdos de utilidade pública que alcancem os anseios da comunidade afro-brasileira.
Por isso, nós assumimos o caráter político de valorização do conhecimento e da cultura negra, bem como de exigência de direitos e questionamento ao Estado em todas as nossas produções.

Nossa linha está dividida em quatro editoriais: em Realidade, traz-se a discussão do racismo na política, economia, cultura e esporte. Na seção Da Ponte Pra Cá, aborda-se a visão da periferia e o que acontece de positivo nas favelas do país. Mama África contêm notícias do continente africano de forma que exponha a complexidade de temas e sua rica diversidade. Por fim, O Quilombo, o espaço da rede de opiniões dos colaboradores e parceiros do Alma Preta.

Buscando sempre inovar na forma de transmitir informação, no nosso site é possível encontrar diversas reportagens, coberturas, colunas, análises, principalmente, em texto, de diversas temáticas sociais. No nosso canal do Youtube, é possível acessar toda nossa produção audiovisual. São dezenas de vídeos de entrevistas e reportagens especiais, voltados para entretenimento e militância negra, que são atualizados semanalmente.

O nosso Spotify concentra boa parte da nossa produção de áudio. Por meio do nosso podcast “Papo Preto” nós abordamos temas como autoestima, bem estar e o dia a dia da população negra e periférica, a fim de inserir neste novo modelo de diálogo da sociedade mais subsídios para o debate social!

Acompanhe o nosso trabalho!

Fortaleça a luta contra o racismo!

Para saber mais acesse também as nossas redes sociais:

Instagram: @almapretajornalismo
Twitter: @Alma_Preta
Facebook: @almapretajornalismo

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com