Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges

Virada Cultural é mais uma forma de exigir da USP a adoção da política de cotas

A partir das 18h, começa a Virada Cultural “Por que a USP não tem cotas?”. O evento, organizado de maneira independente pelos estudantes negros da universidade, termina às 16h de terça-feira, dia 28/06. As atividades acontecem na Rua da Praça do Relógio, no campus do Butantã, e tem presença confirmada de grandes nomes do rap nacional, como KL Jay (Racionais MC’s) e Eduardo (ex-Facção Central).

Artistas do cenário independente do funk, rap, dubs, coletivos musicais e DJs que tocam em festas com a temática racial, como a Batekoo, também se apresentam durante a virada cultural. Todas as apresentações são gratuitas.

Pressão pelas cotas

No dia 24/06, sexta-feira, mais de 1.500 pessoas participaram da manifestação organizada pelos estudantes negros da USP para pressionar a universidade a adotar a política inclusiva. O protesto soma-se à virada cultural para exigir que o conselho universitário (CO) da USP aceite as cotas raciais na reunião agendada para o dia 28/06, a partir das 14h.

A página no facebook “Por que a USP não tem cotas?” é outra ferramenta utilizada pelos estudantes para apresentar estatísticas, vídeos de apoiadores, imagens de protesto e assim pressionar a universidade a adotar as cotas raciais e sociais. Ao lado da Rede Minha Sampa, os dois canais promovem uma petição online que exige a adoção da política inclusiva por parte da USP.

As cotas raciais são pauta central na área da educação no país. A USP é o principal foco por não ter aplicado a legislação federal que garante cotas raciais nas universidades brasileiras, lei sancionada em 2012.

Confira abaixo a programação:

Evento no Facebook: Virada “Por que a USP não tem cotas?”.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos