Evento reúne comunidade para comemorar aniversário das duas Marias, filhas do Mestre Dito Ribeiro, que nasceram no dia 18 de março 

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Acervo pessoal da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

A 13° Feijoada das MARIAS do JONGO acontece no próximo domingo (18) a partir das 12h na Fazenda Roseira, localizada na periferia da região noroeste de Campinas. A tradicional festa conta com atrações especiais, como o Grupo Contágio, Aureluce Santos e Banda, Velha Guarda da Mocidade Alegre, Nãnana da Mangueira e Dj Barata. 

A feijoada acontece desde 2005, com bênçãos e organização das mulheres da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Toda verba é direcionada para ações sociais da comunidade e para manutenção de projetos culturais na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que tem gestão compartilhada entre a Associação Jongo Dito Ribeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com Alessandra Ribeiro, uma das organizadoras da festa, a Feijoada das Marias do Jongo é Patrimônio Cultural e Material reconhecido no município de Campinas e no Brasil. Ela explica que é uma grande alegria comemorar no dia 18, por ser o dia de nascimento de duas filhas do Mestre Dito Ribeiro, o homem que fundou a comunidade. Maria Alice, a filha mais nova, completa 75 anos, e Maria Aparecida, a filha mais velha do Mestre, completa 80 anos. “A comunidade é muito feliz por poder realizar o evento que homenageia essas mulheres. Acho também que o ato de comer em comunhão é muito importante na nossa cultura negra. Comer junto para comemorar a vida: isso é uma grande oportunidade!”

As vendas do segundo lote dos convites ocorrem até sexta-feira (16). Os ingressos podem ser adquiridos por cinquenta reais com integrantes da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, pessoalmente ou por WhatsApp, e na Casa de Cultura Fazenda Roseira. 

Serviço

13ª Feijoada das Marias do Jongo
18 de março de 2018, a partir das 12h
Casa de Cultura Fazenda Roseira (Rua Domingos Haddad, s/nº, Residencial Parque da Fazenda, Campinas-SP)

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos