Entre os convidados, estão figuras como Jean Willys, ex-deputado federal, Sonia Guajajara, candidata a vice-presidência da república, e Douglas Belchior, professor da Uneafro Brasil; Evento terá o lançamento de observatório da democracia brasileira

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

A “Conferência Internacional: desafios para a democracia brasileira” convida pesquisadores e ativistas do Brasil e do mundo para discutir os desafios e desdobramentos da eleição de Jair Bolsonaro (PSL), para o cargo de presidente da república. O evento ocorre entre os dias 18 e 21 de Abril é organizado pela Brown University, The Brazil Initiative at Brown e tem o apoio da Harvard University.

No campus da Brown University, na cidade de Providence, capital do estado Ilha de Rodes, diversos ativistas brasileiros participaram de debates para compreender a conjuntura nacional e o desafios colocados aos movimentos sociais, ao meio ambiente e ao povo com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL).

Durante a conferência, também será lançado o “Observatório dos EUA sobre a Democracia no Brasil”. O site terá documentado casos de atentado contra a democracia brasileira e articulará estratégias de pesquisadores e ativistas norte-americanos na defesa da democracia no país latino-americano.

Os debates

No dia 18, Jean Wyllys, ex-deputado federal, Márcia Tiburi, candidata ao governo do RJ, e Débora Diniz, professora de antropologia, participam da discussão “O que significa ser um político exilado durante o governo Bolsonaro?”.

O debate sobre religiosidade e grupos étnicos ocorre no dia 19 à tarde e tem a participação de Sônia Guajajara, candidata a vice-presidenta da república, Erisvaldo Santos, pai de santo, e Michel Gherman, historiador da UFRJ.

Na noite do dia 19, Douglas Belchior, professor da Uneafro, Symmy Larrat, presidente da ABGLT, Pedro Paulo Bastos, economista da Universidade de Campinas discutem “Economia e os direitos sociais”.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos