Babiy Querino, jovem negra acusada de assalto, segue presa há mais de sete meses com provas frágeis

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Arquivo pessoal

A página Todos por Babiy Querino, criada pela amiga Mayara Vieira e a família, convoca reunião para organização de um ato em favor da liberdade de Bárbara Querino. O encontro acontece na Uneafro, localizada na rua da Abolição, 167, em São Paulo, a partir das 18h30.

Barbara Querino, jovem negra de 20 anos, foi acusada de fazer parte de dois assaltos à mão armada nos dias 10 e 26 de setembro de 2017. Ela foi detida e levada ao 98º Distrito Policial de São Paulo no dia 4 de novembro e foi liberada após prestar depoimento. No dia 16 de janeiro, no entanto, ela foi presa novamente sob justificativa de ter sido reconhecida por foto por uma das vítimas como culpada de uma série de roubos. Dessa vez, com um mandato de prisão, ela foi para a penitenciária feminina de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, onde segue privada de liberdade. 

No dia 10 de agosto a jovem foi condenada à 5 anos e 4 meses de prisão, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). 

O irmão e as amigas de Babiy, como é conhecida e chamada por todos, confirmaram o testemunho que a jovem prestou no último dia 4 de novembro. Nele, ela informou que na data de um dos crimes, 10 de setembro, estava fora de São Paulo trabalhando como modelo e apresentou como prova o celular com fotos e outras informações. De acordo com parentes e amigos, o aparelho foi resetado pela polícia. No dia 26 de setembro, ela informou que estava em casa.

“Tivemos a ideia de organizar este ato em conjunto com outras pessoas, justamente para ter um apoio maior. Peço que mobilizem os coletivos para comparecerem na reunião de organização do ato, para nos auxiliarem da melhor forma.”, diz a descrição do evento.

 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos