Material do Centro de Formação do Sesc está disponível no Youtube; Luiz Gama, Milton Santos e Lélia Gonzales são tema das aulas
Texto: Juca Guimarães I Edição: Simone Freire I Imagem: Sesc
O pensamento social brasileiro deve muito às obras de grandes autores negros e negras. No entanto, a produção de intelectuais afrodescendentes não é tema recorrente de destaque.
Desde o dia 11 de maio, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc liberou no Youtube vídeo-aulas do ciclo Intérpretes “Negras (os) do Brasil”, realizado no ano passado com grandes pesquisadores e escritores negros analisando a vida e a obra de ícones da literatura negra.
Na primeira vídeo-aula, a professora de Letras Lígia Fonseca Ferreira, com doutorado na universidade francesa de Sorbonne, falOU sobre o advogado, escritor e jornalista abolicionista Luiz Gama.
A pesquisadora Fernanda Miranda abordou sobre a escritora Maria Firmina dos Reis. O sociólogo Matheus Gato abordou a obra do intelectual Nascimento Moraes.
A biografia, a obra e o pensamento crítico do premiado geógrafo Milton Santos são analisada por Billy Malaquias, mestre em geografia.
As vídeo-aulas têm duração entre 15 e 30 minutos e estão disponíveis neste link.
O povo preto quer narrar suas histórias Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa. Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias. Vamos fazer jornalismo na raça! |