fbpx

Material do Centro de Formação do Sesc está disponível no Youtube; Luiz Gama, Milton Santos e Lélia Gonzales são tema das aulas

Texto: Juca Guimarães I Edição: Simone Freire I Imagem: Sesc

O pensamento social brasileiro deve muito às obras de grandes autores negros e negras. No entanto, a produção de intelectuais afrodescendentes não é tema recorrente de destaque.

Desde o dia 11 de maio, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc liberou no Youtube vídeo-aulas do ciclo Intérpretes “Negras (os) do Brasil”, realizado no ano passado com grandes pesquisadores e escritores negros analisando a vida e a obra de ícones da literatura negra.

Na primeira vídeo-aula, a professora de Letras Lígia Fonseca Ferreira, com doutorado na universidade francesa de Sorbonne, falOU sobre o advogado, escritor e jornalista abolicionista Luiz Gama.

A pesquisadora Fernanda Miranda abordou sobre a escritora Maria Firmina dos Reis. O sociólogo Matheus Gato abordou a obra do intelectual Nascimento Moraes.

A biografia, a obra e o pensamento crítico do premiado geógrafo Milton Santos são analisada por Billy Malaquias, mestre em geografia.

As vídeo-aulas têm duração entre 15 e 30 minutos e estão disponíveis neste link.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com