fbpx

Material do Centro de Formação do Sesc está disponível no Youtube; Luiz Gama, Milton Santos e Lélia Gonzales são tema das aulas

Texto: Juca Guimarães I Edição: Simone Freire I Imagem: Sesc

O pensamento social brasileiro deve muito às obras de grandes autores negros e negras. No entanto, a produção de intelectuais afrodescendentes não é tema recorrente de destaque.

Desde o dia 11 de maio, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc liberou no Youtube vídeo-aulas do ciclo Intérpretes “Negras (os) do Brasil”, realizado no ano passado com grandes pesquisadores e escritores negros analisando a vida e a obra de ícones da literatura negra.

Na primeira vídeo-aula, a professora de Letras Lígia Fonseca Ferreira, com doutorado na universidade francesa de Sorbonne, falOU sobre o advogado, escritor e jornalista abolicionista Luiz Gama.

A pesquisadora Fernanda Miranda abordou sobre a escritora Maria Firmina dos Reis. O sociólogo Matheus Gato abordou a obra do intelectual Nascimento Moraes.

A biografia, a obra e o pensamento crítico do premiado geógrafo Milton Santos são analisada por Billy Malaquias, mestre em geografia.

As vídeo-aulas têm duração entre 15 e 30 minutos e estão disponíveis neste link.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com
Cron Job Iniciado