fbpx

“Presidente de Rua” e “vale-mãe” para que as chefes de famílias são algumas das iniciativas criadas

Texto: Redação I Edição: Simone Freire I Imagem: Reprodução

Os moradores de Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade de São Paulo, com cerca de 80 mil habitantes, estão se organizando para combater a Covid-19, o novo coronavírus.

A pandemia é mais agressiva nas comunidades e periferias, por isso, os moradores estão se unindo e adaptando soluções que se enquadrem na realidade da favela.

Segundo as lideranças, o governo não dá o apoio necessário e o presidente Jair Bolsonaro não colabora ao fazer declarações desqualificando e reduzindo o real impacto da pandemia.

Diante deste cenário, em Paraisópolis foi criada a figura do “Presidente de Rua”, onde cada um é responsável por acompanhar e ajudar 50 famílias.

Outra iniciativa é o da Mães da Favela com o chamado “vale-mãe” para que as chefes de famílias possam comprar o que falta em casa, de acordo com a sua necessidade.

 

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com