Além da participação no festival, elas pretendem colocar em prática o projeto que foi intitulado “Pretas rumo a Moçambique”, no qual irão realizar essa pesquisa-conexão

Texto / Simone Freire | Imagem / Divulgação

Coletivo artístico-literário, protagonizado por cinco mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo, o Sarau das Pretas está com uma campanha de financiamento coletivo aberta.

O objetivo é captar cerca de R$ 16 mil para realizar um intercâmbio cultural em Moçambique, onde foram convidadas para participar do Festival Internacional de Poesia de Moçambique, que acontece de 25 a 28 de julho.

Além da participação no festival, elas pretendem colocar em prática o projeto que foi intitulado “Pretas rumo a Moçambique”, no qual irão realizar essa pesquisa-conexão com, ao menos dois coletivos artístico e / ou literário formados por mulheres moçambicanas.

“Nessa conexão queremos observar quais os principais objetivos desses coletivos, suas dificuldades, potencialidades e como abordam as pautas de gênero e etnia. Nossa observação em campo irá pontuar as semelhanças e diferenças, dificuldades e facilidades do trabalho artístico e / ou literário produzido por mulheres negras nos dois continentes”, explica o coletivo.
.
Sarau

O Sarau das Pretas é formado por Elizandra Souza, Débora Garcia, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves. Em suas atuações, elas propõem reflexões sobre o feminino, feminismo, cultura e ancestralidade negra.

Em seus três anos de existência, elas já realizaram cerca de cem apresentações, na capital, grande São Paulo, interior paulista e outros estados.

Para colaborar com a campanha de financiamento coletivo acesse aqui.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos