Nos próximos dias 25 e 26 de junho, a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras em Saúde (Renafro) celebra, no Rio de Janeiro, os seus 15 anos de existência. Dois importantes eventos marcarão a data

Texto / Divulgação
Imagem / Léu Britto

No dia 25, segunda-feira, a partir das 13h, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), numa homenagem póstuma, concederá a Medalha Tiradentes ao primeiro coordenador da Renafro e ativista de Direitos Humanos e do Movimento Negro, José Marmo da Silva.

Na terça-feira, dia 26, cerca de 50 pais, mães e filhos-de-santo vindos de todas as regiões do país irão discutir no seu XI Seminário temas como Saúde: uma história de conquistas das tradições de matriz africana no Brasil; a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o Enfrentamento ao Racismo Religioso. O evento acontece durante todo o dia no Mirador Hotel.

Em tempos de tanta intolerância e violência contra as casas de matriz africana, poder celebrar 15 anos de atuação em prol da saúde do povo de terreiro é também uma forma de resistir.

Sobre a Renafro

A Renafro possui 48 núcleos no país e integra diversos espaços de decisão sobre políticas públicas de saúde, entre eles: Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do Conselho Nacional de Saúde, Comissão Intersetorial de Saúde da População LGBT do Conselho Nacional de Saúde, Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Conselho Nacional de Juventude , Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde entre outros.

Serviço

Data: 25 de Junho de 2018, segunda-feira.
Medalha Tiradentes – Homenagem a José Marmo da Silva
Horário: 13h.
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Rua Primeiro de Março s/n. Praça XV. Rio de Janeiro, RJ.
Evento aberto ao público

Data: 26 de Junho de 2018, terça-feira.
XI Seminário Nacional da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde
Horário: das 8h as 17h
Local: Mirador Rio Hotel (Rua Torneleiros,388 – Copacabana – Rio de Janeiro)
Evento para os integrantes da Renafro.

 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos