“Criando Criadores” aproxima o público de artistas como KL Jay (foto), Tássia Reis e Evandro Fióti; primeiro encontro será com Preta Rara (foto) e será transmitido ao vivo no Facebook

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Divulgação

Produtores culturais e pessoas interessadas em produzir projetos artísticos poderão trocar ideias com nomes de peso da cena musical sobre ideias e planos para driblar adversidades e fazer a cena acontecer. Essa é a premissa do projeto Criando Criadores, projeto de formação técnica em produção cultural, que irá promover aproximação de artistas com o público.

“Orgulho e audácia”, primeiro encontro do projeto, acontecerá sábado (18), na Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, e terá participação de Preta Rara, rapper, professora e ativista pelos direitos das empregadas domésticas e das mulheres pretas e gordas, pela quebra de padrões estéticos.

Durante o evento, que será gratuito e terá transmissão ao vivo na página do projeto no Facebook, Preta Rara falará sobre a websérie “Nossa Voz Ecoa”, lançada em 2017 e que retrata temas como cultura e estética negra, racismo, machismo, hip hop, entre outros assuntos; o livro “Eu, Empregada Doméstica”, inspirado em página homônima também no Facebook e que traz relatos de abusos e maus tratos cometidos contra diaristas; entre demais assuntos.

“Criando Criadores é um dos projetos selecionados pelo programa ArcelorMittal Forma e Transforma, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa está presente em mais de vinte comunidades dos estados de São Paulo e de Minas Gerais”, relata Eduardo Diniz, diretor da unidade da ArcelorMittal, empresa localizada Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com parceria com a consultoria Cingulado e o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo.

Próximos encontros

O segundo encontro do projeto, que acontecerá em 2 de setembro, terá a participação do DJ KL Jay, integrante do Racionais MC’s, que falará sobre a trajetória do icônico conjunto e de projetos culturais independentes.

Na sequência, em 15 de setembro, o bate-papo será com Tássia Reis; e o último encontro será em 22 de setembro, com Evandro Fióti, que participará de atividade sobre práticas em produção cultural, musical, gestão de carreira de artistas do hip hop brasileiro.

De acordo com Daniel Prata, coordenador de comunicação do projeto, o objetivo da iniciativa é inspirar e mobilizar agentes culturais de Ermelino Matarazzo. “Esperamos trazer mais consciência sobre o potencial da cultura como campo profissional e força de transformação social. Ao apresentarmos exemplos potentes de diversidade que inserem as periferias no cenário da produção e do empreendedorismo cultural, cumprimos o nosso papel, que é mostrar a cultura como elemento transformador de territórios e pessoas.”

Anote na agenda

“Orgulho e audácia”, primeiro encontro do projeto “Criando Criadores” e que acontecerá com Preta Rara, será sábado, às 15h, na Ocupação Cultural Mateus Santos (avenida Paranaguá, 1.633, Ermelino Matarazzo, São Paulo). A atividade será gratuita e terá também transmissão na página do projeto no Facebook.

Acompanhe as páginas do “Criando Criadores” e da Ocupação Cultural Mateus Santos para saber mais detalhes sobre os demais eventos do projeto.

 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos