Fundado em 2007 com o objetivo de preservar a herança cultural afro-brasileira, Ponto de Cultura e Memória Ibaô recebe estudantes no dia 4, sexta-feira

Texto / Divulgação
Imagem / Mandyh Castro

A União Estadual dos Estudantes de SP (UEE) e o Ponto de Cultura e Memória IBAÔ, em parceria com a Margem 31 - Laboratório de Vivências e Formações Culturais, Artísticas e Digitais - e o Núcleo de Consciência Negra da PUC Campinas, realizam na sexta-feira (4) o 2° Pré-Encontro de Estudantes Negras e Negros da Região Metropolitana de Campinas. 

corpo1

Com o tema “Do luto à Luta, Queremos estar bem e vivxs”, o encontro pretende contribuir no debate sobre os desafios para construir um país com efetiva igualdade racial, lançando luz sobre a luta constante contra o genocídio e encarceramento da juventude negra; contra a guerra às drogas; por um novo modelo de segurança pública; por políticas de acesso e pela permanência nas universidades contra o racismo institucional; pelo direito à afirmação da identidade; pela defesa de mais políticas públicas para população negras; entre outras medidas. 

A pergunta norteadora é: "qual o papel da juventude negra no projeto de nação?" "Cabe à juventude negra apresentar sua contribuição sobre as saídas para as crises política e econômica que o país enfrenta. De luta a gente entende”, pontua Marcos Paulo Silva, diretor de combate ao racismo da UEE-SP. 

corpo3

O encontro, que acontece no Ponto de Cultura e Memória Ibaô, é uma das etapas preparatórias para o 2º Encontro Estadual de Estudantes Negras e Negros, que acontece este ano em Araras entre 18 e 20 de maio, com o tema “Nossos Passos vêm de longe”.

A reunião pretende contribuir para a organização da população negra nas universidades e faculdades, bem como ampliar a discussão acerca da pauta racial nesses espaços. O objetivo é também dialogar com novas formas de organização da juventude negra e ajudar na construção de processos de emancipação política da juventude negra nos espaços do movimento estudantil e demais espaços da sociedade. 

corpo2

Serviço 

Local: Ponto de Cultura e Memória Ibaô (rua Ema, 170, Vila Padre Manoel da Nóbrega, Campinas - SP) 
Data e horário: 4 de maio de 2018, às 18:30 
Classificação indicativa: livre 
Entrada gratuita


Programação:

18:00: Credenciamento
19:00: Conferência “Do luto à Luta, Queremos estar bem e vivxs”
22:00: Sarau Ibaô Expressões Periféricas recebe Sexta Preta e A Preta que Habito 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos