O Alma Preta decidiu produzir uma série de reportagens sobre o ex-presidente Lula. O portal de mídia negra abordará quatro pilares da gestão do petista: educação; relação Brasil e África; política e o movimento negro; e segurança pública

Texto / Pedro Borges
Imagem / Agência Brasil

O ano de 2018 terá um debate político acirrado. Lula, quem ainda lidera as pesquisas eleitorais, tem chance de não concorrer no pleito deste ano e ainda corre risco de ser preso por acusações de corrupção, é um dos principais personagens desse cenário.

Diante desse fato, fica o questionamento: o que pensa o eleitorado negro sobre o ex-presidente?

Pesquisa feita pelo Painel BAP mostra que a população negra está dividida sobre o ex-presidente. Enquanto 22% dos entrevistados votariam em Lula e 19% votariam com certeza, 34% não votariam em hipótese alguma.

A sensação de divisão ganha mais força com a resposta de 17% dos participantes do estudo, que poderiam votar ou não nele. Ainda segundo o documento, 6% provavelmente não votariam e 4% não souberam responder.

O material também mostra que 30% do público negro não se sente representado por nenhum candidato. Em segundo lugar, com 11% dos votos, o ex-presidente Lula é citado como quem melhor representa o eleitorado negro.

Os partidos políticos também foram alvo das perguntas. Segundo a pesquisa, 37% do público negro não se sente representado por nenhuma legenda. Na segunda posição, com 30%, aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), do candidato, como quem melhor expressa os interesses do eleitorado negro.

A pesquisa, realizada entre 17 e 27 de Novembro de 2017, foi feita na cidade de São Paulo. Foram ouvidos 1.607 eleitores nas diferentes regiões da cidade. 9% dos entrevistados moravam no centro, 16% na zona norte, 21% na leste, 24% na oeste e 30% na sul.

O nível de confiança do estudo é de 95%, com a margem de erro de 3%. A pesquisa foi quantitativa e entrevistou pretos e pardos, o que segundo o IBGE compõem o grupo racial negro, com mais de 16 anos de idade.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos