fbpx

O Alma Preta decidiu produzir uma série de reportagens sobre o ex-presidente Lula. O portal de mídia negra abordará quatro pilares da gestão do petista: educação; relação Brasil e África; política e o movimento negro; e segurança pública

Texto / Pedro Borges
Imagem / Agência Brasil

O ano de 2018 terá um debate político acirrado. Lula, quem ainda lidera as pesquisas eleitorais, tem chance de não concorrer no pleito deste ano e ainda corre risco de ser preso por acusações de corrupção, é um dos principais personagens desse cenário.

Diante desse fato, fica o questionamento: o que pensa o eleitorado negro sobre o ex-presidente?

Pesquisa feita pelo Painel BAP mostra que a população negra está dividida sobre o ex-presidente. Enquanto 22% dos entrevistados votariam em Lula e 19% votariam com certeza, 34% não votariam em hipótese alguma.

A sensação de divisão ganha mais força com a resposta de 17% dos participantes do estudo, que poderiam votar ou não nele. Ainda segundo o documento, 6% provavelmente não votariam e 4% não souberam responder.

O material também mostra que 30% do público negro não se sente representado por nenhum candidato. Em segundo lugar, com 11% dos votos, o ex-presidente Lula é citado como quem melhor representa o eleitorado negro.

Os partidos políticos também foram alvo das perguntas. Segundo a pesquisa, 37% do público negro não se sente representado por nenhuma legenda. Na segunda posição, com 30%, aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), do candidato, como quem melhor expressa os interesses do eleitorado negro.

A pesquisa, realizada entre 17 e 27 de Novembro de 2017, foi feita na cidade de São Paulo. Foram ouvidos 1.607 eleitores nas diferentes regiões da cidade. 9% dos entrevistados moravam no centro, 16% na zona norte, 21% na leste, 24% na oeste e 30% na sul.

O nível de confiança do estudo é de 95%, com a margem de erro de 3%. A pesquisa foi quantitativa e entrevistou pretos e pardos, o que segundo o IBGE compõem o grupo racial negro, com mais de 16 anos de idade.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com