Carro oficial da deputada foi encontrado com mensagens ofensivas; caso foi registrado na Cidade da Polícia, no Jacarezinho (RJ)

Texto / Simone Freire
Imagem / Juliana Marinho

Recém eleita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL) foi categórica em seu posicionamento após receber ameaças no dia de sua posse, na última sexta-feira (1).

“Sou a representante de um mandato jovem, negro e feminista, que traz pautas historicamente negligenciadas à tona e incomoda muitos espaços de poder. Mas entendo que a Alerj é um patrimônio do povo fluminense e nós continuaremos a ocupar esse espaço", afirmou.

As ameaças à deputada foram encontradas no vidro do carro oficial da parlamentar, estacionado no Palácio Tiradentes. Monteiro registrou a ocorrência em uma delegacia na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, e também comunicou tanto o setor de Segurança como a Presidência da Alerj.

Jovem negra, feminista e estudante cotista da UERJ, Daniella Monteiro, foi moradora do morro do São Carlos, integrante do Movimento Negro Unificado (MNU) e é uma das fundadoras do Movimento RUA Juventude Anticapitalista. Em 2016, participou da campanha de Marielle Franco, vereadora assassinada no ano passado.

“Esse episódio é mais um sintoma de uma democracia fragilizada, na qual vozes discordantes e de resistência são perseguidas e silenciadas. O assassinato brutal e ainda não solucionado de Marielle Franco, de quem fui assessora e amiga, mostra que são tempos de acirramento do ódio na política e de banalização da vida”, lamentou a deputada.

A polícia já solicitou registros de imagens aos prédios vizinhos. Ainda não há data para que o material seja periciado.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos