Pela primeira vez na história, as três escolas mais tradicionais do samba paulistano estarão na divisão de acesso do carnaval paulistano

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

Com o rebaixamento da Vai-Vai no carnaval paulistano de 2019, a divisão de acesso do ano que vem contará com as três escolas mais tradicionais da cidade, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco e Nenê da Vila Matilde. As três agremiações são marcadas pela presença da comunidade negra nos processos de criação, decisão e participação no dia a dia da escola.

Juntas, as três agremiações somam 35 conquistas do carnaval paulistano, disputado desde 1950. A Vai-Vai conta com 15 conquistas, a Nenê 11 e Camisa 9.

Das três, apenas da Vai-Vai estava na divisão especial neste ano e com conquistas recentes. A última vitória da Saracura aconteceu em 2015, com o samba enredo em homenagem à cantora Elis Regina. A vitória mais recente da Nenê aconteceu em 2001 e do Camisa, em 1993.

Essa será a primeira vez na história em que as três escolas disputarão juntas a divisão de acesso.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos