fbpx

Programas falam sobre amor, autoconhecimento, empreendedorismo, entre outros temas explorados por mulheres negras e disponíveis em plataformas digitais

Texto: Guilherme Soares Dias | Edição: Nataly Simões | Imagem: Reprodução

Durante muitos anos as mulheres negras foram silenciadas de diversas formas pelo racismo estrutural da sociedade brasileira. Atualmente, diversos podcasts têm surgido coordenados por elas e com foco em contar suas histórias e falar de outros temas como amor, autoconhecimento, empreendedorismo e também para narrar experiências de outras mulheres negras.

Alma Preta listou sete podcasts apresentados por mulheres negras para você conhecer:

 1 - Almerindas Podcast

Audiodramas que trazem a literatura como forma de emancipação. Literatura de mulheres negras - poesias, córdeis, crônicas, ensaios, e tudo mais que couber na voz das djelis contemporâneas Alexandra Ucanda e Lena Roque. Ouça aqui.

2 - Superar

Apresentado por Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, o podcast conta histórias inspiradoras de pequenos empreendedores que se reiventaram na pandemia da Covid-19. Ouça aqui.

3 - Pretas na rede

Podcast para falar sobre a vida, o universo, com as vivências e visões de mundo das apresentadoras Gabriela Santos, Larissa Barboza e Liliane Ribeiro. Criado em maio de 2018, já teve como temas viagens, maturidade, sororidade, artistas como Beyoncé, histórias de baladas, entre outros assuntos. Ouça no site Preciosa Madalena.

4 - Meteora Podcast

É um podcast quinzenal que debate temas diversos e é protagonizado por mulheres de todos os estilos e gerações. O programa traz como diferencial a empatia do público que se reconhece nessas vivências. É apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária e mestre em comportamento do consumidor Renata Hilário. Entre as colunistas da atração, estão a astróloga Papisa e a artista e escritora Dona Jacira. Ouça aqui.

5 - Siriricas

O Siriricas é um coletivo, podcast e plataforma de conteúdo feito por mulheres negras para mulheres negras. Seu maior intuito é fazer episódios que ajudam na construção do autoconhecimento e autoestima possibilitando novas perspectivas para essas mulheres. Ouça aqui.

6 - Afetos

Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira para falar sobre os assuntos que as tocam de forma sensível, responsável, humanizando os afetos e os sentimentos das pessoas negras. O podcast surgiu em junho de 2019 e vai ao ar nas plataformas de streaming todas sextas-feiras antes do meio-dia. Ouça aqui.

7 - Ideias negras

Podcast de entrevistas com personalidades negras de diversas áreas para contribuir com a repercussão das vozes negras. Juntas, as apresentadoras Carine Nascimento e Cris Fernandes já conversaram com jornalistas, arquitetos, empreendedores, pesquisadores, publicitários, entre outros profissionais; Ouça aqui.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com