Formação é protagonizada pelo Coletivo Di Jejê, núcleo de produção de conteúdo e conhecimento produzido por e para mulheres negras

Texto / Pedro Borges
Imagem

As formações “O que é feminismo negro?” e “Intelectuais negras: Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro” acontecem em Mariana (MG), no dia 11 de Maio, sábado, na Casa de Cultura de Mariana, localizada na Rua Frei Durão, 84, Centro.

A primeira formação, sobre o feminismo negro e fundamentada nos conceitos da filósofa Djamila Ribeiro, ocorre das 8h às 12h. O objetivo é o de trazer as contribuições da intelectual da atualidade sobre o lugar da mulher negra na sociedade brasileira e as reflexões para o feminismo negro.

Depois do almoço, das 14h às 18h, inicia-se uma reflexão sobre as contribuições históricas das intelectuais Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro. Durante o encontro, o objetivo é o de apresentar os principais conceitos desenvolvidos pelas pesquisadoras, como denegrir, feminismo afrolatino, negritude como não eu, resistência, entre outros.

O curso é ministrado pelo Coletivo Di Jejê, núcleo de pesquisa e formação com foco na produção de conhecimento por e para mulheres negras. A coordenação do encontro será feita por Jaqueline Conceição, pedagoga e mestra em Educação: História, Política, Sociedade/PUC-SP e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Voltado para professores, pesquisadores e interessados, os dois cursos utilizarão a técnica de roda de experiência e troca, por meio de diálogos e da valorização das experiências pessoais dos participantes.

Para participar de cada formação, basta inscrever-se e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. As participações no curso sobre “O que é o feminismo negro?” pode ser feita aqui e a formação sobre “Intelectuais Negras: Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro” aqui, ambos na plataforma virtual Nkanda, portal e-learning desenvolvido pelo Coletivo Di jejê.

O grupo também oferece um desconto para quem se inscrever de maneira continuada nas duas formações. O link para acesso está aqui.

Serviço:

As inscrições, de cada curso, tem valor de R$ 78,00 (com 50% de desconto) e podem ser feitas nkanda. org, o desconto é válido até dia 31/05/2019.

Inscrição Curso presencial O que é o feminismo negro?: https://nkanda.org/curso.php?c=15

Inscrição curso presencial Intelectuais Negras: Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro: https://nkanda.org/curso.php?c=55

Inscrição dos dois cursos, preço promocional de 150 reais (válido até dia 31/05/2019): https://nkanda.org/curso.php?c=56

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos