Confira a lista de alguns locais onde ocorrem manifestações e outras atividades que reivindicam o fim do racismo, do genocídio da população negra e defende a democracia, a integração do negro na sociedade e também homenageia quem já se foi e promove a cultura afro-brasileira

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Alma Preta

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, marchas e atividades, oficinas, debates, homenagens e comemorações, acontecem em diversas cidades do Brasil com o objetivo de lutar pelo fim do racismo, principalmente. Confira algumas localidades.

São Paulo. Concentração ocorre a partir das 13h no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista. Essa é a 15ª edição e tem como lema “Em defesa da democracia, por direitos, contra o fascismo”.

Bahia. Concentração ocorre a partir das 14h na Praça do Campo Grande, em Salvador. Essa será a 39ª edição, e é organizada pelo Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Minas Gerais. Concentração ocorre a partir das 17h na cidade de Viçosa. A 10ª edição é organizada pelas seguintes entidades do movimento negro viçosense: Associação de Capoeira Guerreiros de Zumbi (ACGZ), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB Viçosa) e da União dos Negros Pela Igualdade (UNEGRO Seção Viçosa/MG). E além disso, integra o evento SEJUNE - Sexualidades e juventudes negras, organizado pelo NEAB Viçosa.

Petrópolis, Rio de Janeiro. A 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira acontece no Palácio de Cristal durante todo o feriado. Ainda dá tempo de prestigiar Oficina de Turbante, Roda de Samba, Batalha de Rap, Apresentação Dança de Rua, Batalha de Passinho, Roda de Conversa “Cultura Afro brasileira” e Roda de Capoeira. Às 15h haverá uma celebração ao Busto de Zumbi dos Palmares na Praça Rui Barbosa, às 16h Plantio de Camélias e Roda de Conversa “Reflexão Resistência da População Negra” com o MNU. Às 17h ocorre a performance “Projeto Axé” e às 17h30 a performance “Contos Africanos”. Às 18h haverá apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, às 19h do Bloco Carnavalesco Guerreiros da Vinte e às 20h de “André Campanha”.

Cabo de Santo Agostinho, Recife. A 8ª Caminhada da Consciência Negra de Cabo de Santo Agostinho ocorre a partir das 14h partindo da Escola Dr. Marivaldo Buregio. A marcha é promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Maranhão. O governador do Maranhão, Flávio Dino, sancionou a Lei nº 10.747/2017 tornado feriado estadual o dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra. Estado, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, realiza diversos atos alusivos ao Dia da Consciência Negra para marcar as lutas e conquistas do povo negro maranhense até o dia 25 deste mês. Confira a programação pelo link.

Na sua cidade terá Marcha da Consciência Negra ou alguma atividade nesta semana? conta pra gente nos comentários!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos