“Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nós mulheres negras de São Paulo, nos somamos a todas mulheres do Brasil e do mundo, para tomar o espaço público e lembrar que nossos passos vêm de longe”, descreve o texto de chamado.

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Pedro Borges

A Marcha das Mulheres Negras de São Paulo convoca mulheres negras de todo estado para irem às ruas lutar contra o racismo, o patriarcal e o cis heteronormativo no Bloco das Mulheres Negras que sai da Praça Oswaldo Cruz, Paraíso, hoje às 16 horas.

Segundo o manifesto, não há espaços para comemorações.

“Estamos na rua para expressar nossa indignação e exigir justiça para nossos filhos, vítimas do genocídio realizado pelo Estado brasileiro, que mata a população negra não só pela bala da Polícia Militar, mas também pela falta de infraestrutura nas periferias, pela falta de acesso à saúde pública de qualidade, ao trabalho digno, aos espaços de lazer e de educação. Pelo descaso com a população negra e periférica considerada descartável.”

Também são lembrados casos de LGBTfobia, como os que aconteceram com Luana Barbosa, mulher negra lésbica morta pela polícia, e Verônica, mulher transexual negra que teve o rosto desfigurado por policiais e segue presa sem tratamentos médicos.

Outras reivindicações como moradia digna, saneamento básico, educação de qualidade estão na pauta. Ações por parte do poder público que garantam vagas em creches e escolas, direitos trabalhistas, e que atuem para a erradicação das políticas higienistas são recordadas.

“Seguimos firmes sob a proteção das nossas ancestrais e de todas as negras que vem construindo esse caminho de resistência! Uma sobre e puxa a outra!”

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos