Obra apresenta os conceitos do movimento a partir de acontecimentos históricos e contribuições de pensadores negros

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução

O professor de história e escritor Abisogun Olatunji Oduduwa lança nesta sexta-feira, 30 de agosto, o livro “Pan-Africanismo” na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade de São Paulo.

A obra apresenta a visão do pan-africanismo defendida pelos ativistas do movimento. Os apontamentos são baseados em acontecimentos históricos e contribuições de pensadores negros como John Henrik Clarke, Marcus Garvey, Frantz Fanon, Cornel West, Kwame Nkrumah, entre outros.

De acordo com Abisogun Olatunji Oduduwa, o pan-africanismo é o movimento mais eficaz no combate à supremacia branca. “É uma filosofia com mensagem direcionada à população negra, por isso não se perde em construções efêmeras ou polêmicas”, explica.

A ideia de publicar um livro sobre o tema surgiu depois que Abisogun realizou um curso de formação pan-africanista em 2018. O objetivo é levantar recursos para a construção de uma escola do movimento na periferia da capital paulista.

“A União dos Coletivos Pan-Africanistas tem um projeto de aquisição de um terreno para a construção da escola e todos os livros que produzimos têm como finalidade arrecadar dinheiro para o empreendimento”, conta.

Esse é o primeiro livro do autor, que faz parte da União dos Coletivos Pan-Africanistas (UCPA). A obra estará disponível para compra no valor de R$ 25.

Serviço:

Lançamento do livro “Pan-Africanismo” de Abisogun Olatunji Oduduwa

Data: 30 de agosto, a partir das 18h

Local: Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94, República, São Paulo.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos