fbpx

Cinco ilustradores negros e negras das cinco regiões do país serão selecionados; inscrições vão até 11 de julho

Texto: Flávia Ribeiro | Edição: Nataly Simões | Imagem: Clube Negrita/Monomito Filmes

Artistas visuais negros e negras de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 11 de julho no chamamento “Literatura Desenhada”, ação realizada pelo Clube Negrita, projeto literário que incentiva a leitura de obras de escritoras e escritores negros. A iniciativa vai selecionar cinco artistas visuais, cada um de uma das cinco regiões do país.

Por meio da literatura, o objetivo do chamamento é movimentar o trabalho de artistas e escritores durante este período de isolamento social. “Criar um chamamento como o Literatura Desenhada, que convida ilustradores negros e negras para trabalhos artísticos relacionando com a literatura, faz com que eles possam se aproximar da literatura, que é também uma linguagem artística”, diz Bruna Tamires, idealizadora do Clube Negrita.

“E nós do Clube podemos ajudar na visibilidade dos mesmos e propor a produção de ilustrações para incentivarmos ainda mais a leitura da literatura negra durante esse período que estamos vivendo”, complementa. A ação faz parte das atividades que serão realizadas durante o ano de 2020 do Clube com o apoio do PROAC, programa que incentiva a produção artística e cultural no Estado de São Paulo.

Para participar do “Literatura Desenhada”, é necessário produzir uma ilustração com base nos dez temas oferecidos pelo Clube Negrita, que tem relação com temáticas sobre negritude e ao universo da literatura. Além disso, as produções devem conter alguma referência ao Clube Negrita e seguir as orientações técnicas descritas no formulário de inscrição. Os cinco desenhos mais instigantes e criativos serão selecionados, receberão R$ 200 como premiação e serão publicados na página do Clube Negrita junto com a biografia e foto do artista.

O Clube Negrita é um clube de leitura de obras de escritoras e escritores negros, idealizado em 2017 por Bruna Tamires (Malokearô). O principal objetivo é o letramento por meio da leitura conjunta e a troca de ideias sobre literatura e vida em sociedade. Por ser itinerante, o Clube já passou por espaços como a Aparelha Luzia e Tapera Taperá e, em 2019, realizou oito edições no Sesc Avenida Paulista, com participação de Rincon Sapiência, Miriam Alves e Suzane Jardim. Atualmente, o Clube Negrita realiza suas ações com apoio do PROAC 2020.

Acesse aqui o formulário de inscrição do “Literatura Desenhada”.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com