Texto: Divulgação / Edição de Imagem: Pedro Borges

Atividade no dia 5 de agosto, sexta-feira, apresenta o livro e suas reflexões

O livro “O hip hop e as diásporas africanas na modernidade” reflete sobre a reelaboração de culturas e identidades construídas a partir dos processos desencadeados pelas diásporas do passado e dos novos fluxos populacionais verificados no contexto pós-colonial.

Segundo Mônica do Amaral e Lourdes Carril – organizadoras do livro -, o hip-hop pode ser compreendido como estratégia contemporânea de enfrentamento de massas de jovens espalhados pelo mundo à lógica excludente, que tende a se intensificar com a globalização econômica e a mundialização da cultura. A obra tem a contribuição de pesquisadores de diversos países e de diferentes regiões do Brasil – que trouxeram uma discussão atualizada sobre as especificidades do pan-africanismo ao redor do mundo.

Mônica do Amaral participa de palestra sobre o assunto no dia 5 de agosto no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, na Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Professora na faculdade de Educação da USP, Amaral é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association.

Sobre o CPF-Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e  Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações  e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.

Além do Curso Sesc de Gestão Cultural – que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas – a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos