Evento é organizado pelo Alma Preta, o Painel BAP e o mandato da deputada estadual Leci Brandão (PC do B). O encontro discute a pesquisa Afrodescendentes e Política, que apresentou o perfil político da população negra em São Paulo

Texto / Pedro Borges
Imagem / Agência Brasil

A roda de entrevista “População negra e representatividade política” acontece em 17 de maio (quinta-feira), das 19h às 22h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), e tem a transmissão ao vivo do portal Alma Preta. A conversa conta com a presença do professor Juarez Xavier (UNESP), com a socióloga Mariana Antoniazzi (Painel BAP), a deputada Leci Brandão (PC do B), e com a mediação de Renata Rosa, da direção nacional da UNEGRO.

O diálogo se inicia com apresentação da pesquisa por Mariana Antoniazzi, uma das autoras do estudo Afrodescendentes e Política, que traçou o perfil político da população negra em São Paulo. Na sequência, Juarez Xavier, professor de jornalismo da UNESP, conta sobre a importância do material e o momento político em que vivemos.

Mariana Antoniazzi acredita ser de grande importância reunir ativistas, jornalistas e intelectuais negros para debater os resultados da pesquisa, que traça o perfil político da população negra em São Paulo.

“O envolvimento de políticos, intelectuais e jornalistas negros debatendo sobre o Resultado da Pesquisa Afrodescendentes & Política, realizada em novembro de 2017, significa uma quebra de padrão, uma vez que nós discutiremos esses resultados entre nós. O famoso 'nós por nós' acontece em oportunidades como essa”, afirma.

Para a atividade, serão convidados 12 jornalistas e intelectuais negros de diferentes portais, movimentos sociais e universidades para sabatinar os entrevistados em dois blocos de perguntas.

Leci Brandão (PC do B) ressalta a discussão como fundamental para entender o momento atual do país e para traçar estratégias para a garantia de espaços nas instâncias de poder para a população negra.

“Nós, população negra, precisamos estar nos espaços de poder, porque já passou do tempo. A gente está fazendo tanta coisa importante. Nós temos tido avanços que não são os ideias que nós queríamos. A nossa competência e capacidade estão aí, presentes, mas nós não estamos nos espaços de poder. Nós precisamos estar aí, urgentemente, nesses espaços”.

O Alma Preta fará também o acompanhamento pelas redes sociais para perguntas que possam vir pela internet. Interessados podem mandar questionamentos durante a transmissão e enviar de maneira prévia para o e-mail deputadalecibrandao@gmail.com. É possível também confirmar presença no evento criado no Facebook para a roda de entrevista.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos