fbpx

Organização sugeriu que as pessoas coloquem girassóis, faixas ou lenços amarelos nas janelas

Texto / Juca Guimarães | Edição / Simone Freire | Imagem / Juca Guimarães

Os eventos públicos do Instituto Marielle programados para sábado (14) e com previsão de reunir milhares de pessoas no Rio de Janeiro (RJ) foram cancelados. A programação dos atos “14M Justiça por Marielle e Anderson: 2 anos sem resposta” foram alterados por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

No comunicado publicado, o instituto explicou sobre o cancelamento e sugeriu que as pessoas coloquem girassóis, faixas ou lenços amarelos nas janelas.

“Quem se sentir confortável também pode amanhecer alguma praça mais próxima da sua casa com cartazes e faixas sobre Marielle”, diz o texto no site do instituto.

O cancelamento das atividades está relacionado à preocupação da organização do 14M, que explicou que será a população mais pobre, e negra, a mais afetada pela disseminação da doença.

“O número de pessoas contaminadas com o vírus nos próximos dias deverá ser muito maior do que a quantidade de leitos disponíveis dos hospitais. Isso quer dizer que serão as pessoas mais pobres, em geral mulheres, pessoas negras e moradoras de favelas e periferias, que mais estarão vulneráveis ao vírus que ainda não tem vacina”, diz a nota.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com