Texto: Divulgação / Edição de Imagem: Pedro Borges

Além de promover uma campanha focada em conscientizar os times da várzea sobre a importância de defender os direitos da Juventude Negra e Periférica, a terceira edição do Festival do Doladodecá abre espaço para jogos entre equipes femininas, times veteranos e equipes da categoria juvenil sub-17

Com o objetivo de consolidar o futebol de várzea como um dos pilares da cultura periférica, a Rede DoLadoDeCá, especializada em pesquisas de mercado e ativação de marcas junto às classes populares por meio do Negócio Social, acaba de anunciar a realização da terceira edição do Festival do Doladodecá, evento que acontece em duas rodadas com jogos festivos, nos dias 19 de novembro no Campo do Jardim Paulistano, localizado no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo, e 03 de dezembro no Campo do Vila Isabel, na cidade de Osasco, região metropolitana do Estado de São Paulo.

Além de reunir 20 equipes importantes da periferia de São Paulo e abrir espaço para jogos entre equipes femininas, times veteranos e a categoria juvenil sub-17, a terceira edição do Festival do DoLadoDeCá destaca a realização da campanha "Contra a Morte de Jovens Negros na Periferia", uma iniciativa focada em inserir o mundo da várzea na defesa dos Direitos Humanos e da Juventude Negra e Periférica.

Segundo Carlos Canu, diretor da Rede DoLadoDeCá, o festival deste ano irá mostrar a força do futebol de várzea na promoção de ações sociais e culturais dentro da periferia. "A juventude negra e periférica faz parte da história de criação da várzea, por isso chegou a hora das equipes se unirem ainda mais dentro e fora de campo, para combater o genocídio. E isso justifica a criação desta campanha, pois reconhecemos o valor da militância social e cultural que cada equipe desenvolve em suas comunidades", enfatiza ele, explicando que a iniciativa de fazer a campanha surgiu com o engajamento e a articulação da Rede Doladodecá com as ações afirmativas promovidas pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

 

Outro diferencial do evento é a ativação da economia local, por onde passam as equipes, torcidas e artistas. "Nós buscamos agregar ao evento novos significados, como o empreendedorismo social, geração de renda e oportunidades de negócio para todas as pessoas envolvidas, pois desta forma, podemos deixar um legado positivo, por onde vamos passar com as partidas do Festival", enfatiza o diretor da Rede DoLadoDeCá.

Com uma expectativa de público estimado em 15 mil pessoas, a terceira edição do evento conta outros atrativos além do futebol."O encerramento do festival é sempre um momento marcante na vida dos moradores da comunidade e das equipes, pois ele mescla a euforia das torcidas com as apresentações musicais no final dos jogos", diz Canu.

Ele reforça que toda as expressões culturais e esportivas que acontecem durante o Festival DoLadoDeCá são registradas pelas vozes do Narra Várzea. "Quem estiver presente na beira do campo, assistindo uma das partidas vai vibrar e interagir com cada lance dos jogos, pois além das grandes equipes, teremos a presença do Narra Várzea para comentar e narrar os jogos", relata ele, explicando que o Narra Várzea é um projeto criado por músicos, poetas e articuladores culturais da periferia, para fazer os comentários em beiras de campo durante os jogos, mesclando poesia e música.

O Festival DoLadoDeCá foi criado em 2014 pela jornalista Tatiana Ivanovici. A essência do evento surge da admiração da jornalista pelo esporte e pela transformação social promovida pelas equipes em suas comunidades. A partir destas referências, o evento se tornou uma importante ferramenta para reunir anualmente as principais equipes para destacar o esporte como um dos principais pilares da cultura periférica.

Agenda
1° Rodada - Festival Doladodecá 2016
Local: Campo do Paulistano
Endereço: Av. Ragueb Chohfi, 5450 - Jardim Iguatemi - São Paulo/SP
Data: 19/11
Horário: das 10h às 19h
Entrada: Gratuita

2° Rodada - Encerramento do Festival Doladodecá 2016
Local: Campo Toca da Coruja - Vila Isabel
Endereço: Avenida Eucalipto, 281, Osasco/SP
Data: 03/12
Horário: 10h
Entrada: Gratuita

Sobre a Rede DoLadoDeCá:

A Rede DoLadoDeCá é formada por um grupo de profissionais de comunicação com expertise em diversas áreas, responsável pela criação da primeira plataforma de comunicação integrada focada nas comunidades.O DoLadoDeCá nasceu das classes populares para as classes populares, divulgando a cultura periférica em qualquer lugar do país. A Rede DLDC acredita no Progresso Compartilhado, trabalhando o potencializando os talentos de periferia e, com isto, capacitando e desenvolvendo ações que valorizam e respeitam a linguagem destas pessoas. Fazendo desde geração de conteúdo, até pesquisas de mercado com metodologia própria, conceituação para ativação de marca nas comunidades, vivências de executivos, mapeamento de redes de distribuição de produtos e ativação de PDVs, mapeamento de eventos, produção de eventos customizados e consultoria, que visa a aproximação das marcas com estes públicos.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos