Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Vinicius de Almeida

Atividade marca o lançamento da campanha de assinaturas e loja virtual do Alma Preta, portal de imprensa negra criado em Bauru

No dia 12 de Novembro, sábado, o Alma Preta, portal de mídia negra, organiza um encontro para discutir a democratização da mídia no país. A atividade tem início às 16h e acontece na Estação Ferroviária, Praça Machado de Mello, centro.

Os convidados para o debate são Greice Luiz, jornalista e turbantista, Juarez Xavier, jornalista e Coordenador Geral do Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE), Julia Conceição, estudante de psicologia e co-fundadora do coletivo negro Kimpa da UNESP, e Roque Ferreira, jornalista e vereador da cidade pelo PSOL.

O evento também serve para o Alma Preta divulgar a sua campanha de assinaturas e loja virtual como formas de sustentar o projeto. “É importante que a mídia negra se adeque aos novos modelos de negócio existentes no jornalismo. Essa missão é fundamental para a manutenção de uma prática independente e qualificada”, explica Vinicius de Almeida, co-fundador do Alma Preta.

Criado em Maio de 2015 pelos então estudantes de jornalismo Pedro Borges, Vinicius de Almeida, Solon Neto, e de design, Vinicius de Araújo, o Alma Preta faz cobertura de eventos da comunidade negra e produz reportagens sob a perspectiva racial. O projeto propõe uma reflexão sobre o racismo existente no Brasil e a democratização da mídia.

De acordo com dados da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), apenas 22% dos jornalistas se autodeclaram negros. Para Vinicius de Almeida, é importante que haja uma maior diversidade na imprensa do país. “A democracia exige a pluralidade de opiniões e olhares. O jornalismo, como peça de extrema importância para o ambiente democrático, precisa refletir a diversidade da sociedade brasileira”.

chamada evento Recovered

A atividade faz parte da programação da Marcha do Orgulho Crespo, que acontece na cidade no dia 12 de Novembro e tem concentração marcada para as 13h na Praça Rui Barbosa, centro. Antes do debate do Alma Preta, haverá uma discussão em torno da construção da identidade negra, com a participação de Patrícia Alves, pedagoga, e Greice Luiz, jornalista e turbantista. Às 19h, o rapper Dom Black faz o show de encerramento.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos