Acampamento é organizado pelo Círculo Palmarino, organização nacional do movimento negro; campanha de financiamento coletivo está no ar para cobrir com os gastos do evento

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

O I° Acampamento Estadual de Juventude Negra acontece entre os dias 25 e 27 de Janeiro, em Porto de São Matheus, Espírito Santo. O encontro é articulado pelo Círculo Palmarino e tem o objetivo de reunir jovens negros e negras para um momento de formação, vivência e interação.

Durante o encontro, haverá momentos de reflexão sobre história e as relações raciais no Brasil, momentos de interação entre os participantes, intervenções culturais e visitas em pontos importantes do quilombo a receber a atividade, chamado de Território Sapê do Norte e marcado pela ancestralidade e resistência negra.

O acampamento é o primeiro momento de uma série de formações que o Círculo Palmarino desenvolverá em 2019 voltada à juventude negra. Para a entidade, é necessário fortalecer a rede de jovens, que têm atuação nos territórios periféricos, e desenvolver as lutas sociais no país.

"Vivemos num momento de ameaça e retrocessos nas árduas conquistas que tivemos para a população negra e também de um possível acirramento dos conflitos raciais. Por isso, precisamos investir na formação da nossa juventude. O Acampamento será um momento de construir coletivamente a nossa resistência", destaca Winny Rocha, coordenador do Círculo Palmarino.

O evento também prestará uma homenagem ao dirigente sindical Valdecir Gomes Nascimento, quem faleceu no dia 23 de Janeiro, quarta-feira. Secretário de Comunicação do Sindisaúde e trabalhador do Hospital Antônio Bezerra de Farias, ele será homenageado com o nome do acampamento.

Para viabilizar o encontro, os organizadores construíram uma campanha online de financiamento coletivo para arcar com os custos da atividade.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos