Pesquisa Datafolha foi divulgada nesta segunda-feira (8); índice contabiliza a soma de rejeição de pardos e pretos

Texto / Simone Freire
Imagem / TV Cultura / Reprodução

Os 100 primeiros dias do governo de Jair Messias Bolsonaro (PSL) foram avaliados na pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8). De acordo com os dados, 34% da população negra (pardos e pretos) consideram a gestão ruim ou péssima.

Dentro do recorte racial, 29% dos pretos e pardos consideram o governo ótimo ou bom, 33% o veem como regular e outros 4% não souberam opinar.

De forma geral, segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%). Esta é a pior avaliação após três meses de governo avaliada entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de abril e ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios.

Desempenho

63% da população negra ouvida pela pesquisa acredita que neste três primeiros meses de gestão o governo Bolsonaro “fez pelo país menos do que você esperava”. 12,5% respondeu que Bolsonaro “fez pelo país mais do que você esperava” e outros 18,5% acreditam que Bolsonaro “fez pelo país o que você esperava que ele fizesse”. Não souberam opinar 4,5% dos ouvidos sinalizados como pretos ou pardos pela pesquisa.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos