Textos, entrevistas e depoimentos compõem a obra, que tem como objetivo ajudar no combate ao pensamento colonizador que despreza a história negra no Brasil

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Reprodução

O livro “Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez, em Primeira Pessoa”, que consiste em apanhado de obra textual da intelectual Lélia Gonzales, além de suas entrevistas e depoimentos dados em vida, será lançado domingo (22), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

A coletânea é uma iniciativa da UCPA (União dos Coletivos Panafricanistas), que organizou a obra de forma autônoma e independente.

“Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez, em Primeira Pessoa” reúne de forma inédita a obra textual de Lélia Gonzalez, contendo seus principais textos, entrevistas e depoimentos.

Trata-se de uma edição pioneira, uma vez que não há nenhum livro com suas publicações no mercado editorial brasileiro. A obra tem tiragem limitada, mas será comercializada a preços acessíveis.

De acordo com Gilson, membro da UCPA, este livro é uma importante contribuição para haver conhecimento mais amplo sobre o pensamento de intelectuais negros. "A obra combate uma das facetas da dominação racial: a colonização do pensamento e o apagamento da história negra no Brasil."

Raquel Barreto, pesquisadora, historiadora, doutoranda e especialista em Lélia Gonzalez, é presença confirmada no evento. Ela virá do Rio de Janeiro para ministrar aula magna sobre a vida, obra e pensamento de Lélia aos presentes.

Onde será?

O lançamento de "Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez, em Primeira Pessoa" acontecerá domingo (22), às 16h30, na Biblioteca Mário de Andrade (rua da Consolação, 94), em São Paulo.

 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos