Evento acontece no Sambódromo de Anhembi a partir das 18h, e é gratuito; três da escolas lutam para voltar ao grupo especial

Texto / Redação | Imagem / Rodrigo Dionisio | Edição / Simone Freire

Seguindo a agenda do pré-Carnaval 2020, quatro tradicionais escolas de samba pretas vão realizar seus ensaios neste sábado (18), a partir das 18h no Anhembi, em São Paulo (SP).

Os trabalhos do dia começam com a Unidos do Peruche, seguida da Camisa Verde e Branco, da Nenê de Vila Matilde e da Vai-Vai. Antes delas, a Camisa 12 - ligada a uma torcida organizada - também realiza seu ensaio.

Criado na década de 1950, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos do Peruche é uma das mais tradicionais da cidade. Apesar de ter origem no Parque Peruche, a escola atualmente está sediada fora do bairro, na Avenida Ordem e Progresso, nº 1061, Limão.

Já foi oito vezes campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. A escola também é lembrada pelo time de compositores e intérpretes com nomes como Jamelão e Eliana de Lima.

Em 2020 a Unidos do Peruche será a oitava escola a desfilar na segunda-feira, 24 de fevereiro, na disputa do título do Grupo de Acesso 2. O título do enredo deste ano é “Ubuntu – Por um mundo novo”. Ouça o samba enredo deste ano:

Fundada no mesmo período que a Peruche, a Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco é descende do Grupo Carnavalesco Barra Funda, que data por volta de 1914. Durante a época da ditadura militar, a escola tentou produzir um enredo sobre João Cândido, herói da Revolta da Chibata, porém esta proposta foi censurada pelos generais da época.

Em 1980, Inocêncio Tobias, o Mulata, seu fundador, morreu deixando a presidência do Camisa Verde nas mãos do seu filho Carlos Alberto Tobias, que dirige a escola apoiado pela esposa Magali e sua mãe Cacilda Costa, a Dona Sinhá. Desde 1954 até hoje, contando a época em que os cordões carnavalescos ainda resistiam na cidade até os dias de hoje com as escolas de samba no Grupo Especial, o Camisa Verde e Branco já foi campeão 14 vezes.

Neste ano, o samba enredo da escola será oficial do enredo “Ajayô: Carlinhos Brown, candombléss, tambores e batuques ancestrais”, assinado por Turko, Maradona, Zé Paulo Sierra, Rafa do Cavaco, Fabio Souza, Almir Menezes, Bira Moreno, Pedro Carmo, Erasmo Dias, Mário Lúcio e Cunha Bueno. Ouça o samba enredo deste ano:

Também tradicional na cidade, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde foi fundado em 1949 por Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê, e tem, ao todo, 11 títulos de campeão do carnaval. Até 2000 ela foi a escola com mais títulos do carnaval da capital de São Paulo, fato este que corou a escola como "A Campeã do Século".

Em 2020, a escola levará para a passarela do Anhembi o samba enredo “O presente da Deusa e o brinde da Águia”, que contará a história da cerveja, desde sua origem na antiguidade até sua transformação em um símbolo da identidade brasileira. Ouça o samba enreso deste ano:

O Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai é uma escola de samba fundada por um grupo de notáveis sambistas no bairro do Bixiga, pertencente ao distrito da Bela Vista. É uma das maiores agremiações do Carnaval Brasileiro e a maior campeã do Carnaval de São Paulo com 15 títulos.

Em 2019, a agremiação levou para o Sambódromo o enredo: "Vai-Vai: o quilombo do futuro", discorrendo sobre o sofrimento, a resistência e o empoderamento dos negros com uma perspectiva utópica de re-cobrança do domínio tecnológico durante a história. A escola terminou na décima quarta posição e foi automaticamente rebaixada ao Grupo de Acesso pela primeira vez em 89 anos de história.

Com o enredo ‘Vai-Vai, de corpo e álamo’, sob o comando do carnavalesco Chico Spinoza, a agremiação levará seus componentes por um passeio pelos 90 anos de sua história e os 15 títulos do carnaval paulistano. Ouça o samba enredo deste ano:

Neste ano, além da Vai-vai, as escolas Camisa Verde e Branco e Nenê de Vila Matilde, que juntas somam 35 títulos, disputam as duas vagas para voltar ao Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

Confira a agenda completa dos ensaio do Carnaval 2020.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos