fbpx

Publicação reúne obras literárias, clipes musicais, desenhos, filmes, entre outras indicações para inspirar a prática da educação antirracista em casa e na escola

Texto: Redação I Edição: Nataly Simões I Imagem: Cláudia Lima/Divulgação

O e-book “Conteúdo antirracista para crianças e educadores” está disponível gratuitamente para inspirar famílias e educadores a colocarem a educação antirracista em prática. A publicação traz iniciativas e referências de autores, pesquisadores, educadores, pensadores, artistas e projetos que reforçam o protagonismo negro na sociedade e provocam a reflexão.

A curadoria selecionou livros, vídeos educativos, filmes, clipes musicais, desenhos, entre outras indicações. "O conteúdo não é direcionado apenas às crianças e adultos negros. É direcionado a todos e todas que acreditam na necessidade de termos uma educação antirracista. A ideia de que esta é uma luta dos negros é, dentre outras coisas, perversa. Precisamos que esta pauta seja reconhecida como elemento central de nossos problemas e desigualdades e é preciso que toda a sociedade se posicione”, afirma Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, que atua na área de educação para a diversidade e tem como pilares a educação antirracista, antibullying e sem preconceitos.

Segundo Janine, o e-book contempla conteúdos que somam na educação antirracista e que compreende crianças negras, brancas e de todas as etnias assim como seus educadores. “É preciso reconhecer nosso lugar de protagonismo, contadores de nossa própria história’’, diz.

A publicação está dividida em quatro categorias: 10 obras literárias afro-brasileiras para crianças; 10 referências de projetos de educação antirracista para sua casa e para sua escola; 10 vídeos para educadores sobre educação antirracista; e 10 filmes e clipes de música para crianças, que celebram a cultura afro brasileira.

Para baixar o e-book, acesse o site do Piraporiando. É necessário preencher um formulário e em seguida o download é liberado.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com