fbpx
 

bannerlimpo

Publicação reúne obras literárias, clipes musicais, desenhos, filmes, entre outras indicações para inspirar a prática da educação antirracista em casa e na escola

Texto: Redação I Edição: Nataly Simões I Imagem: Cláudia Lima/Divulgação

O e-book “Conteúdo antirracista para crianças e educadores” está disponível gratuitamente para inspirar famílias e educadores a colocarem a educação antirracista em prática. A publicação traz iniciativas e referências de autores, pesquisadores, educadores, pensadores, artistas e projetos que reforçam o protagonismo negro na sociedade e provocam a reflexão.

A curadoria selecionou livros, vídeos educativos, filmes, clipes musicais, desenhos, entre outras indicações. "O conteúdo não é direcionado apenas às crianças e adultos negros. É direcionado a todos e todas que acreditam na necessidade de termos uma educação antirracista. A ideia de que esta é uma luta dos negros é, dentre outras coisas, perversa. Precisamos que esta pauta seja reconhecida como elemento central de nossos problemas e desigualdades e é preciso que toda a sociedade se posicione”, afirma Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, que atua na área de educação para a diversidade e tem como pilares a educação antirracista, antibullying e sem preconceitos.

Segundo Janine, o e-book contempla conteúdos que somam na educação antirracista e que compreende crianças negras, brancas e de todas as etnias assim como seus educadores. “É preciso reconhecer nosso lugar de protagonismo, contadores de nossa própria história’’, diz.

A publicação está dividida em quatro categorias: 10 obras literárias afro-brasileiras para crianças; 10 referências de projetos de educação antirracista para sua casa e para sua escola; 10 vídeos para educadores sobre educação antirracista; e 10 filmes e clipes de música para crianças, que celebram a cultura afro brasileira.

Para baixar o e-book, acesse o site do Piraporiando. É necessário preencher um formulário e em seguida o download é liberado.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com