fbpx

Programas abordam temas como afeto, informação, literatura, música, alimentação saudável e saúde mental

Texto: Guilherme Soares Dias | Edição: Nataly Simões | Imagem: Pexels

Criadores de conteúdo negros têm amplificado a voz da comunidade com pautas sobre temas diversos em podcasts. São programas que abordam desde o afeto, informação, maternidade e paternidade, passando pela arte, cultura até alimentação saudável e saúde mental.

Os comunicadores pegam carona em uma rede que só cresce. Em 2019, o consumo brasileiro por podcasts cresceu em 67%, sendo que 40% das pessoas conectadas à internet no país já ouviram um podcast e mais de 31 milhões ouvem com uma frequência mensal. Os números do Ibope, Deezer e Spotify colocam o Brasil atrás apenas do Estados Unidos, país com maior consumo global desse tipo de mídia.

O podcast, no entanto, não é uma mídia tão democrática quanto o rádio, já que apenas 30% das classes C e D possuem acesso irrestrito à internet, de acordo com a Pesquisa de Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O Alma Preta selecionou 12 podcasts liderados por comunicadores negros. Confira:

1 - Meteora Podcast

É um podcast quinzenal que debate temas diversos, protagonizado por mulheres de todos os estilos e gerações e tem como diferencial a empatia do público que se reconhece nessas vivências. Foi reconhecido pelo The Intercept e Mídia Ninja em 2019 como um dos melhores podcasts da atualidade, além de integrar a lista de 15 profissionais brasileiros que ajudaram a construir o mercado de influência e conteúdo no ano passado, de acordo com a Youpix.

É apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária e mestre em comportamento do consumidor Renata Hilário. O programa tem como colunistas a astróloga Papisa e a artista e escritora Dona Jacira.

ESCUTE AQUI.

2 - Siriricas

O Siriricas é um coletivo, podcast e plataforma de conteúdo feito por mulheres negras para mulheres negras. Seu maior intuito é fazer episódios que ajudem na construção do autoconhecimento e autoestima possibilitando novas perspectivas para essas mulheres.

ESCUTE AQUI.

3 - Negro da Semana

A cada sete dias o escritor e criador de conteúdo Alê Garcia conta, em profundidade, a história de pessoas negras fundamentais da história como Cartola, Martin Luther King, Elza Soares, Mano Brown, Leci Brandão, Bill Withers, John Coltrane, e muitos outros.

Quinzenalmente, Alê divide os conteúdos em literatura, entrevistas e filmes, em que apresenta obras clássicas e contemporâneas de temática e/ou autores negros; conversa com nomes contemporâneos da cultura negra; apresenta clássicos e lançamentos de cinema e séries de protagonismo negro.

ESCUTE AQUI.

4 - Influência Negra

Estreou em 17 de junho e é apresentado pelos jornalistas Nathalia Braga e Cleyton Santana, que trazem nessa primeira temporada 12 episódios que abordam questões que permeiam a vida da juventude negra dentro e fora da internet, como alimentação, sexualidade, cultura pop, carreira, intercâmbio, família e relacionamentos.

Entre os convidados desta primeira temporada estão Ana Paula Xongani e Ernesto Xavier. O Influência Negra é um coletivo e plataforma de conteúdo que propõe dar mais visibilidade à pautas com recorte racial e fomentar a reflexão sobre os acontecimentos da atualidade.

ESCUTE AQUI.

5 - Afetos

Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira para falar sobre os assuntos que as tocam de forma sensível, responsável, humanizando os afetos e os sentimentos das pessoas negras. O podcast surgiu em junho de 2019 e vai ao ar nas plataformas de streaming todas sextas-feiras antes do meio-dia.

ESCUTE AQUI.

6 - Pretas Na Rede

Feito por mulheres negras que se propõem sob os seus pontos de vista a falar sobre tudo e “melanizar” a rede. Relacionamentos, música, comunicação, infância e eventos culturais são alguns dos temas já abordados.

ESCUTE AQUI.

7 - Infiltrados no Cast

Faz discussões políticas, sociais e culturais e traz pensadores negros para dentro dos maiores debates da sociedade. Além disso, analisa as polêmicas da sociedade levando em conta o contexto histórico do país e considerando os pontos de vistas que ficam de fora do mainstream.

O podcast conta com séries especiais como “Os maiores racistas da história brasileira”, que revela nomes e livros de intelectuais que propagaram a crença da superioridade branca. A apresentação é do escritor e pesquisador Ale Santos.

ESCUTE AQUI.

8 - Angu de Grilo

Produzido por Flavia Oliveira e Isabela Reis, cariocas e jornalistas de diferentes gerações. A leveza, o bom humor, a informalidade e a intimidade dão o tom dessa conversa entre mãe e filha que dão pitacos sobre tudo.

ESCUTE AQUI.

9 - AfroPai

Primeiro podcast sobre paternidade preta do Brasil. O objetivo do programa é conversar sobre as dificuldades, apresentar semelhanças e acolher problemas com a criação dos filhos e filhas. Trata ainda de forma responsável e direta de assuntos fundamentais para o movimento antirracista.

O programa é quinzenal e sempre procura levar assuntos que retratam, a partir das experiências dos convidados, como o enfrentamento às diversas formas de racismo que atingem a população negra.

ESCUTE AQUI.

10 - AmarElo – O Filme Invisível

Após lançar o disco “AmarElo” em outubro de 2019, Emicida decidiu ampliar a experiência do álbum em um podcast. “AmarElo – O Filme Invisível” traz em três capítulos o rapper desvendando as referências das letras e composições de seu mais recente disco de estúdio.

Lançado no ano passado, “AmarElo” conta com diversas participações especiais, como Pabllo Vittar, Majur, Zeca Pagodinho e Fernanda Montenegro.

ESCUTE AQUI.

11 - AmarElo Prisma

Emicida também traz o nome “AmarElo” para o projeto “AmarElo Prisma”, uma plataforma de conteúdo e informação construída colaborativamente através de vários olhares, que se organizam para se projetar no mundo como um raio de luz. O programa é apresentado através de movimentos, que serão lançados e destrinchados durante quatro semanas.

O objetivo é promover uma mudança de comportamento que permita um respeito à pluralidade do Brasil. Para isso, o podcast parte de narrativas pessoais para chegar em soluções coletivas. O último episódio do programa vai ao ar no dia 26 de junho.

ESCUTE AQUI.

12 - Pandemia Sem Neurose

Produzido pelos sites de comunicação Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola e Periferia em Movimento, e a jornalista Gisele Brito, o podcast “Pandemia Sem Neurose” informa sobre a prevenção, o combate às fake news e as medidas do poder público relacionadas ao Covid-19, o novo coronavírus.

A iniciativa voltada para os moradores das periferias, que podem enviar perguntas por meio do WhatsApp, aborda em episódios de aproximadamente três a quatro minutos de duração, apresentados pelos jornalistas Gisele Brito e Pedro Borges, os principais acontecimentos em torno da doença, que impacta principalmente a população negra devido às desigualdades sociais e econômicas existentes no país.

ESCUTE AQUI.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com