fbpx

"Filosofia africana mostra uma nova reconfiguração do mundo”, diz a filósofa Katiúscia Ribeiro

Texto /Juca Guimarães I Edição / Simone Freire I Imagem / arquivo pessoal

Estudar é uma forma de se fortalecer para enfrentar os desafios que vão surgir no mundo pós-quarentena do Covid-19, o novo coronavírus. A filósofa Katiúscia Ribeiro é a criadora de um curso online de filosofia africana onde analisa as implicações práticas deste período para a população negra.

“Após esse processo de distanciamento social algumas questões deverão ser consideradas. Para nós, pessoas pretas, pensar um outro modelo de possibilidade política, econômica, existencial e territorial é fundamental dentro da sua própria realidade de mundo, dentro da sua própria história”, disse Katiúscia Ribeiro.

Ao todo, são 7 horas de curso online divididos em cinco aulas. O curso tem um investimento de R$ 120, mas está aberto um edital com oferta de bolsas para quem não pode custear o valor. As aulas serão de 7 a 11 de abril, das 14h às 16h. Uma outra turma terá aulas de 14 a 18 de abril, das 18h às 19h30.

“A filosofia africana permite uma visão de mundo dentro de um outro paradigma filosófico. Então, neste momento em que as pessoas estão em pânico dentro de casa, tentar oxigenar a mente com conhecimentos que são importantes para a sua própria reconfiguração do mundo é importante”, disse.

Segundo ela, a população negra será uma das mais impactadas neste período. Então é importante colher caminhos que possibilitem que negros e negras possam se reorganizar.

“Na filosofia africana, a comunidade, a territorialidade, o que vibra em mim, vibra em ti. A partir de uma matrigestão, derivam de uma arte, um equilíbrio, que existe desde os primórdios da África. Entender quem nós fomos, ajuda a entender quem nós queremos ser”, afirmou.

Aqui o link para a inscrição.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com