fbpx
 

bannerlimpo

Aulas acontecem em novembro e contam com participação da professora Angela Figueiredo, da escritora Conceição Evaristo, e da historiadora Raquel Barreto

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Antonio Scorza/O Globo

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc abre nesta quarta-feira (28), a partir das 14h, inscrições para um curso online de introdução ao pensamento da escritora e filósofa Angela Davis. A iniciativa conta com a participação da professora Angela Figueiredo, da escritora Conceição Evaristo, e da historiadora Raquel Barreto.

Ao longo de quatro encontros, nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro, das 16h às 18h, serão abordadas os diversos aspectos de vida e obra da pensadora afro-americana, passando pelos livros “Uma autobiografia”, “Mulheres, raça e classe”, “Mulheres cultura e política” e “A liberdade é uma luta constante”. O valor do investimento é de R$ 21 a R$ 70 e as inscrições devem ser feitas no site do Sesc.

O curso é uma parceria com a editora Boitempo, responsável pelo lançamento das obras de Angela Davis no Brasil, com o objetivo de promover reflexões sobre as novas configurações do pensamento feminista na atualidade no contexto nacional e mundial, tendo em vista a luta que as mulheres negras têm constituído como base fundamental para os movimentos de liberdade e resistência.

Confira a programação de aulas:

16 de novembro | Aula 1 – Uma autobiografia com Raquel Barreto

18 de novembro | Aula 2 – A liberdade é uma luta constante com Angela Figueiredo

23 de novembro | Aula 3 – Mulheres, cultura e política com Conceição Evaristo

25 de novembro | Aula 4 – Mulheres, raça e classe com Raquel Barreto

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com