STF (Supremo Tribunal Federal) ratificou pena atribuída ao jornalista após ele ter dito que o colega de profissão Heraldo Pereira era “negro de alma branca”; não cabem mais recursos

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Montagem / Alma Preta

Paulo Henrique Amorim teve a sua condenação confirmada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em episódio no qual ele foi processado por Heraldo Pereira, jornalista da Rede Globo, por injúria racial.

A decisão, ratificada pelo magistrado Luís Roberto Barroso e mantida pela Primeira Turma do STF, é resultante de longa batalha judicial movida por Pereira contra o também jornalista.

Em 2009, Amorim publicou texto em seu blog no qual afirmou que Pereira era um “negro de alma branca” e que ele “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”. Esse fato motivou o profissional da Globo a enviar denúncia de racismo ao Ministério Público.

No parecer de Barroso sobre a condenação, na qual foi atribuída pena de um ano e oito meses de prisão, mas que foi convertida em restrições a direitos, ressaltou que a manutenção do parecer abrangia o caráter preconceituoso da expressão usada. Desse modo, Amorim cumprirá a sanção em liberdade.

A manutenção da sanção mudou a interpretação sobre a imprescritibilidade do crime, estabelecida em agosto de 2017 pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

De acordo com o magistrado, a expressão usada por Amorim continha teor no qual estavam “presentes o preconceito e a intolerância da conduta tipificada como injúria racial, destacando-se, no ponto, que a própria questão referente à imprescritibilidade é insuscetível de reapreciação por se tratar de matéria infraconstitucional."

 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos