fbpx

Livros serão escolhidos pela Academia Brasileira de Letras de acordo com a realidade dos quilombos

Texto / Nataly Simões I Edição / Pedro Borges I Imagem / Reprodução

A Academia Brasileira de Letras (ABL) assina nesta terça-feira (9) um convênio com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) para a implementação de bibliotecas nas escolas que atendem às comunidades quilombolas. O acordo terá duração de um ano e pode ser prorrogado.

A ideia de formar bibliotecas nos quilombos resultou da viagem que o presidente da ABL, Marco Lucchesi, fez em junho aos quilombos Maria Joaquina, Preto Forro, Fazenda Espírito Santo e Quilombo de Sobara, todos situados entre as cidades de Aruama e Cabo Frio.

Os livros serão escolhidos pela academia de acordo com a realidade dos quilombos e a distribuição ficará sob responsabilidade do Iterj, que deve identificar as carências existentes nas comunidades.

A ABL pretende dar continuidade também à aproximação com a população indígena do estado fluminense, iniciada este ano com a doação de livros, CDs e DVDs para a biblioteca da Aldeia Guarani da Mata Verde Bonita, em Maricá. A iniciativa faz parte do Projeto Ivy Marey (Terra sem Males), que visa maior interatividade cultural com as oito aldeias Guaranis do Rio.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com