A discussão sobre o filme também terá como referência a obra “A Nova Segregação”, de Michelle Alexander

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

O cine debate sobre o filme “Além do Espelho” conta com a participação de Ana Flauzina, diretora do longa metragem e autora do livro “O Corpo Negro Caído no Chão”, e Allyne Andrade, doutora em Direitos Humanos pela USP e supervisora de educação do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). A exibição e o diálogo ocorrem no dia 13 de Março, terça-feira, a partir das 19h, na Matilha Cultural, Rua Rêgo Freitas, 542.

O filme conta com a participação de dois personagens da diáspora negra, o jornalista brasileiro Edson Cardoso, e o cineasta etíope Haile Gerima. Os dois, ao longo da narrativa, apresentam os desafios impostos pelo racismo à comunidade negra e as possibilidades de superação de seus efeitos. 

A conversa também será influenciada pela obra recém-lançada no Brasil “A Nova Segregação”, de Michelle Alexander, que apresenta o reordenamento do racismo na sociedade norte-americana. De acordo com a autora, O sistema escravagista e as leis de discriminação racial deram lugar ao encarceramento em massa como forma de controle dos descendentes de africanos daquele país.

A atividade é gratuita.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos